Educação Destaques Lajeado

Comunidade escolar comemora os 30 anos de fundação da Emef Nova Viena

Jacques afirmou que rede municipal de educação vai muito bem (Foto: Rafael Scheeren Grün)
Jacques afirmou que rede municipal de educação vai muito bem (Foto: Rafael Scheeren Grün)

Localizada no Bairro Olarias, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nova Viena iniciou, na sexta feira (20), as comemorações pelos seus 30 anos de fundação. A comunidade escolar, formada por professores e demais servidores, alunos e seus familiares, além de ex-alunos e ex-professores, compareceu em peso na festa, que teve como tema “Eu faço parte dessa história”. A banda da Emef Francisco Oscar Karnal (FOK) fez uma apresentação memorável, seguida por mostras do grêmio estudantil e dos alunos. A escola também foi especialmente decorada com 30 painéis que contam a história do educandário. Um bolo gigante, acompanhado de um coquetel, foi servido à comunidade escolar proporcionando um momento de confraternização.

Prestigiando o evento, o vice-prefeito, Vilsinho Jacques, afirmou que a rede municipal de educação vai muito bem, apesar de ser sempre possível evoluir. “Estamos bem em termos de educação porque os recursos públicos, provenientes dos impostos que todos nós pagamos, são bem empregados, sem desperdício”, afirmou Jacques. Ele parabenizou a diretora da escola, Cristiane Conrad de Souza, pela excelente recepção, e a professora Clara Beatriz de Castro Büchner, pelos 29 anos de atuação junto à Emef Nova Viena. Em seu pronunciamento, a secretária de Educação (SED), Sandra de Mari, disse que retornar à Nova Viena era como abrir um baú, um caderno, um livro, já que na década de 90 atuou como professora na escola. “É emocionante fazer parte da história dessa escola e ver os alunos de outrora, agora, retornando aqui para comemorar o aniversário da Nova Viena como pais de alunos”. Sandra relembrou momentos e destacou que na época em que lecionou na Nova Viena, os pais de alunos e professores se conheciam mais intimamente, sabiam onde cada família morava. “Hoje, tudo mudou. E que bom, pois é gratificante ver o crescimento da comunidade do Bairro Olarias. Trinta anos é pouco diante do que essa escola e esse bairro ainda crescerão”, concluiu.

Por sua vez, a diretora Cristiane Conrad de Souza salientou ser uma honra fazer parte da história da Nova Viena. “Quero agradecer a confiança dada pelos pais à escola, pois isso é o primeiro passo para que um educandário forme cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio onde vivem”. Ela afirmou que para marcar os 30 anos da escola, a semana que se inicia no dia 23 será repleta de atividades. Haverá apresentações dentro da escola para os alunos, danças alemãs e encenações teatrais, presença do Colégio Gustavo Adolfo com sua orquestra, da rádio Tropical FM com o recreio interativo, de mágicos, brinquedos, lanche especial e, ainda, interséries. A programação segue até o final de semana, visto que o dia do aniversário é celebrado em 28 de maio.

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura