RSS Eventos Lajeado

Comunidade Evangélica realiza Seminário sobre Imigração

A oficina de fluxo migratório apresentará a cultura, os motivos que os imigrantes se encontram na região, quais as dificuldades, como se relacionar e aprender uns com os outros (Foto: Arquivo/Renata Leal)
A oficina de fluxo migratório apresentará a cultura, os motivos que os imigrantes se encontram na região, quais as dificuldades, como se relacionar e aprender uns com os outros (Foto: Arquivo/Renata Leal)

No sábado (27) a partir das 8h30min será realizado no Centro Comunitário Evangélico a I Oficina de Fluxo Migratório, Acolhida e Integração, realizado pelo Grupo de Diaconia da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado. O evento busca proporcionar à comunidade lajeadense um melhor entendimento sobre as causas dos fluxos migratórios mundiais e os desafios para os países que acolhem imigrantes.

Os palestrantes convidados falarão sobre o tema e após perguntas de esclarecimento, o público presente poderá participar de um debate e troca de saberes sobre os temas expostos. Ao meio dia, será servido um almoço típico, preparado pelos imigrantes. O programa também prevê apresentação cultural. A comunidade em geral está convidada a participar do evento, especialmente aquelas pessoas interessadas e envolvidas diretamente com o tema como: professores, educadores, estudantes, assistentes sociais, grupos de apoio e os próprios imigrantes.

De acordo com um dos organizadores, o Pastor Luis Henrique Sievers, tanto o município de Lajeado como o Vale do Taquari também receberam imigrantes, por isso é importante conhecer a cultura, saber os motivos pelos quais eles se encontram na região, as dificuldades e como manter um relacionamento, aprendendo uns com os outros.

Conforme o Pastor o maior objetivo é contribuir para a compreensão da situação dos imigrantes na região, vencer preconceitos e proporcionar crescimento mútuo. “Queremos diminuir as distâncias entre as pessoas e que os imigrantes superem o isolamento, dessa forma mostramos interesse e prestamos solidariedade em momentos difíceis”.

O evento está sendo apoiado pelo Sínodo Vale do Taquari, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e Rede Ecumênica da Juventude (REJU). A inscrição é gratuita pelos telefones (51) 37141825 ou (51) 3710 1081. Para melhor organização do almoço, também é necessária a inscrição e será solicitada uma contribuição espontânea para cobrir os custos.

Programação

8h30min – Acolhida e credenciamento

9h – Abertura

9h15min – Tema “Causas, consequências e desafios dos fluxos migratórios mundiais”. Palestrante: Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) Pastora Romi Márcia Bencke (IECLB), de Brasília/DF

9h55min – Tema “Os desafios da acolhida de imigrantes e refugiados pelas populações dos países solidários”. Palestrantes: Dr. Rogério Aguiar, assessor de direitos e diaconia da Fundação Luterana de Diaconia, de São Leopoldo/RS e Fabiana da Silva Aquino, da Polícia Federal de Santa Cruz do Sul/RS

10h55min – Intervalo

11h10min – Plenária – Perguntas e debate sobre os temas apresentados

12h – Apresentação cultural

12h30min – Almoço (apenas para os inscritos para o almoço)

13h15min – Tema: “Direitos e deveres de imigrantes e refugiados”. Palestrante: Dr. Alexandre Scherer Neto

13h45min – Relatos representativos da situação de imigrantes refugiados

14h15min – Sugestões e encaminhamentos

14h30min – Apresentação cultural

15h – Encerramento

Texto: Ascom IECLB Lajeado