RS RSS Obras Estrela

Comunidades do interior aceitam as academias ao ar livre

Comunidade da Delfina foi uma das que realizou reunião esta semana (Foto: Secretaria da Saúde/Prefeitura de Estrela)

Foi encerrada, na última quinta-feira (2), a série de encontros da Secretaria Municipal de Saúde de Estrela com representantes das comunidades do interior que serão contempladas com as academias públicas ao ar livre. A iniciativa da pasta pretende instalar seis academias com o propósito de incentivar a prática de exercícios físicos em pontos mais próximos das residências dos moradores, sem a necessidade do deslocamento até a cidade. As reuniões visaram a tomada de posição, por parte destes, quanto aos projetos e dos locais a serem instaladas as unidades. Todas as comunidades se mostraram receptivas à ideia e aprovaram. No próximo dia 9 deve sair a licitação para a compra dos equipamentos.

Na última semana foram realizados os encontros em três das seis localidades. No Distrito da Delfina, segunda-feira (30), após a sessão descentralizada da Câmara de Vereadores; na Linha Lenz, terça-feira (31) e na Linha Glória (2). Mudanças ainda poderão ocorrer, mas assim como o que foi decidido em Novo Paraíso, São Jacó e Costão, também se optou pela instalação das unidades em pontos próximos aos ginásios e escolas da comunidade, por se tratarem de locais de maior circulação de pessoas e prática de esportes.

O secretário da Saúde, Elmar Schneider, considerou positivos os encontros realizados com as comunidades, que segundo ele surpreenderam pela participação e entusiasmo dos moradores com a iniciativa. As academias, conforme Schneider, além de proporcionarem lazer e a prática de atividade física, também serão um espaço para que as pessoas possam conviver e confraternizar. Ele aproveitou as reuniões para apresentar outras medidas, destacar ações como as campanhas de vacinação e levantar demandas dos cidadãos.

Por outro lado, de acordo com o secretário, o Governo de Estrela tem, agora, o compromisso de captar recursos para beneficiar as localidades não contempladas nesta etapa. “Vamos seguir trabalhando para proporcionar cada vez mais melhor qualidade de vida à nossa população”, garante. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rogério Heemann, que acompanhou as reuniões, reforça as colocações de Schneider. “O interesse das comunidades foi muito grande e pudemos constatar o entusiasmo das pessoas. Com certeza as academias vão proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e serão um local onde poderão se reunir para momentos de lazer”, afirma.

Texto: Ascom Estrela