Encantado RSS Eventos Destaques

Comunidades participam do projeto Encantarte

Burghardt auxilia os grupos nos ensaios e preparativos das peças (Foto: Arquivo Pessoal)

As comunidades Nossa Senhora da Saúde (Porto XV), Nossa Senhora dos Navegantes (Navegantes), São Pedro (Centro) e São Carlos (Jacarezinho) participam do projeto Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado, uma iniciativa que busca promover a integração dos moradores através da arte.

O projeto propõe que cada comunidade construa uma peça teatral inédita, a fim de desenvolver as habilidades de profissionais de cada localidade, como por exemplo costureiras, marceneiros, artistas plásticos, pintores, músicos entre outros. Além disso, despertar talentos neste processo de criação, que reúne desde a elaboração do roteiro à finalização de figurinos e cenário.

Conforme Daniel Burghardt, instrutor dos grupos, cada comunidade desde o início se preparou para trabalhar algo voltado ao bairro. “Nós levamos à eles algumas sugestões, como contar alguma história peculiar, a própria história da comunidade, a vida ou participação de alguma personalidade do bairro ou, ainda, algo de cunho italiano, pois é a cultura do povo encantadense”, relata.

Há quase dois meses, os grupos, formados por crianças até idosos, vem se reunindo em média oito horas por semana e, de acordo com Burghardt, a participação de cada envolvido é excelente. “Os assuntos vão além da peça. Eles estão pensando em cada detalhe, desde o segurança até quem vai vender o lanche no dia da apresentação, há um envolvimento muito bacana. Percebo uma entrega de cada morador. O espetáculo é o ponto alto da noite, mas o Encantarte é encantar o público desde o momento que tu chega na comunidade, que tu estaciona o carro. Por isso eles estão tendo o cuidado para organizar um evento, não apenas um teatro”, destaca.

No dia 20 de maio, a partir das 19h30min, no Auditório Itália, no Centro Administrativo de Encantando, haverá a abertura oficial das apresentações, seguido da peça especial “Seis na Berlinda”. As demais, acontecem no salão de cada comunidade, aos domingos, por ordem de sorteio.

Cronograma

Dia 27/05 Comunidade Porto XV;

Dia 03/06 Comunidade Navegantes;

Dia 10/06 Comunidade São Pedro;

Dia 17/06 Comunidade São Carlos.

As apresentações são abertas ao público e, segundo regulamento, as comunidades devem prestigiar uns aos outros. Uma comissão estará avaliando alguns pontos de cada peça como, por exemplo, ator destaque, melhor cenário, mas sem a finalidade de competição, apenas para entrega de troféu e reconhecimento.

Encantado é pioneiro no projeto, porém a ação visa abrir caminhos para demais municípios. “Defino o projeto como fantástico. É muito orgulhoso e bacana para mim que sempre lidou com cultura e arte dentro do município. Todos os bairros tem pessoas populares dentro de uma modalidade artística, valorizar e dar visibilidade a estes moradores é sensacional. Espero que a ação se espalhe por todo o estado e que possibilitemos a essas pessoas levarem o que amam fazer a uma grande plateia. É muito benéfico para nós, para a cidade, como particularmente para cada morador envolvido”, ressalta Burghardt.

O projeto cultural Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado, conta com o patrocínio de Divine Chocolates e Sorvetes Sabory e tem o financiamento do Pró-cultura RS LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom Projeto