Cultura RS RSS Destaques Imigrante

Concerto didático aproximou comunidade de coralistas

Concerto ocorreu na igreja da comunidade São Cristóvão (Foto: Cris Thomé/Divulgação)

O Coral Municipal de Imigrante promoveu, na quinta-feira, 16 de agosto, o Concerto Didático – Música Sacra, que ocorreu na igreja da Comunidade São Cristóvão, no Centro.

O regente Martin Alexandre Altevogt explica que o concerto didático é um momento onde o coral e o maestro se apresentam de uma forma mais descontraída, explicando o que é, como funciona o coral, a questão das quatro vozes, os naipes soprano, contralto tenor e baixo, e também abordam a característica vocal.

Dessa forma, também prevê que o coral possa cantar a música apenas com um dos naipes, mostrando na prática a diferenciação das vozes. Conforme Altevogt “brincar com a sonoridade”. Outra questão dessa modalidade de concerto é desmistificar o canto coral, mostrar como funcionam os ensaios, ou como se aprende uma música.

Altevogt também ressalta que é importante as pessoas experimentarem expressões artísticas em diferentes níveis, seja no canto, no teatro, na dança, ou instrumentos, por ser algo transformador. E consequentemente melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Uma coisa é assistir outra é ser participante, atuante e quanto isso muda e marca a vida da gente. Estimulo muito as pessoas a se integrarem em alguma dessas artes. O esporte é massivamente difundido, as artes não tanto. Faço um apelo à essa questão”, relata.

Cerca de 60% do repertório foi estrangeiro. Foram abordados os compositores, estilos a época em que as músicas foram compostas, em diversos idiomas como alemão, italiano e latim, que foram traduzidas ao público.

Esse concerto surgiu de conversas, buscando formas de integrar a comunidade. Uma ideia foi reunir os catequizandos, seus familiares e comunidade para participarem.
O público esteve muito atento e participativos e ao final, cerca de 15 pessoas foram convidadas a se colocarem entre os cantores, ou seja, ouviram a canção de dentro do próprio coral.

O Vice-prefeito Charles Porsche afirma que foi um momento único em razão do ambiente agradável, público atento, e as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o coral, maestro, vozes, entre outras questões.

“Foi uma bela iniciativa que possibilitou a aproximação do público com o coral abrindo portas e encantando as pessoas, de forma a despertar o interesse em participarem do coral”, reforça Porsche.

O Coral Municipal pretende realizar mais Concertos Didáticos, também em outros locais do município, porém as datas ainda serão definidas.

Texto: Ascom Imigrante