Mulher RS RSS Roca Sales Destaques

Concluído primeiro Curso de Cultivo de Orquídeas em Roca Sales

Os participantes visitaram o orquidário Bella Orquídea de Dois Lajeados (Foto: Divulgação)

Foi concluído na quarta-feira (30), o primeiro Curso de Cultivo de Orquídeas de Roca Sales. Na ocasião, os participantes visitaram o orquidário Bella Orquídea de Dois Lajeados, com o objetivo de verificar na prática os conhecimentos adquiridos na primeira etapa do curso, ocorrida na semana anterior. Foi nesta parte da atividade, que o extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Fries, abordou não apenas os métodos de plantio, mas também temas relacionados à luminosidade, a ventilação, as pragas e doenças, a adubação, as regas, o espaçamento e o tipo de vaso mais adequado para cada espécie, entre outros temas.

Fries também repassou dicas para acelerar o processo de floração, além de apresentar outras técnicas e experiências relacionadas ao cultivo. De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar de Roca Sales, Leandra Bagatini, o cultivo de orquídeas tem crescido no município, tendo também aumentado a busca por qualificação sobre o tema. “Nossa intenção será a de promover mais ações desse tipo”, comenta Leandra, que salienta ainda o fato de a orquídea ser um dos símbolos do Brasil com mais de 35 mil variedades conhecidas.

Do primeiro curso participaram integrantes dos clubes de mães locais e do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Governo do Estado. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar de Roca Sales ou pelo telefone (51) 3753-2367.

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado