Cultura Educação Estrela

Concurso artístico-literário movimenta alunos de escola municipal

Tarde de revelação dos melhores trabalhos contou com oficinas pedagógicas

Emef Odilo Afonso Thomé realizou evento que mescla atividades lúdicas envolvendo temas sempre pertinentes aos alunos

Em uma tarde de integração, foram revelados nesta segunda-feira (11) os vencedores do 1º Concurso Literário Artístico da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé. Ao longo das últimas semanas, após diversas aulas pontuais, os alunos dos anos iniciais – 1º ao 5º ano – do educandário do Bairro Imigrantes foram instigados a desenvolverem trabalhos literários e artísticos enfatizando temas como amizade, paz e amor. A tarde de consultas por parte de todos os alunos aos trabalhos realizados pelos colegas contou com oficinas pedagógicas que abordaram a temática geral do projeto e outros assuntos pertinentes aos jovens como criatividade, leitura, respeito, solidariedade e trabalho em equipe.

A ideia do projeto foi da professora da escola Luciane Abreu. Especialista em Educação Infantil e mestre em Educação, é autora do livro “Cabruxa, a Bruxa Inventada”, que trata de alguns dos temas que foram trabalhados com os alunos e viraram pauta dos trabalhos. O concurso foi realizado em duas categorias – literário e artístico. De acordo com a pedagoga, que incorporou a personagem ao longo da tarde, o propósito do projeto foi ressignificar o lugar de professores e crianças em sala de aula. “Um local de criação, de invenção, de produção de conhecimentos, de ampliação de repertórios, tanto para professor quanto para as crianças. Uma experiência que se importa com a educação brasileira, que se compromete com aquilo que as crianças dizem e fazem, abrindo espaço para o protagonismo compartilhado, onde para crescer melhor eu preciso do outro, onde eu coparticipo de um processo”, explica ela.

Cada turma se empenhou de forma coletiva na construção desta proposta. Como resultado, textos, redações, histórias, desenhos, pinturas, montagens e obras diversas. Os professores e as próprias turmas se surpreenderam pelo empenho e dedicação de todos. O resultado foram obras que encantaram pela criatividade poética, textual e forma artística da apresentação, sendo que muitas delas saíram dos planos convencionais de apresentação. Respeitando os diferentes níveis escolares, uma comissão interna da escola julgou os trabalhos na última semana, e as turmas foram agora premiadas. Na categoria literária, os trabalhos das turmas do 3º Ano A, 4º B e 3º C, do 1º ao 3º lugar respectivamente. Na categoria artística, o das das turmas do 5º Ano A, 1º B, 2º B. Os vencedores receberam como prêmios livros, materiais escolares e outros brindes que incentivem a leitura e o gosto pelos estudos. Considerado o projeto um sucesso, a proposta é seguir com o mesmo em 2020, com a realização de uma segunda edição do concurso.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Emef Odilo Afonso Thomé/Divulgação
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela