Anta Gorda RSS Rural

Condomínio Avícola de Anta Gorda é o primeiro a ter Pedra Fundamental lançada

Pedra Fundamental descerrada por dirigentes da cooperativa e por lideranças locais (Foto: Carina Marques)

Anta Gorda foi o primeiro município a inaugurar oficialmente a área onde será edificado um dos nove condomínios avícolas para produção de frangos de corte da Dália Alimentos. O lançamento da Pedra Fundamental ocorreu na sexta-feira, dia 27 de abril, na área com oito hectares localizada na comunidade de Linha Quinta, interior do município.

O ato, realizado durante a programação da 7ª FestLeite, contou com a presença de autoridades e lideranças locais e regionais, além da participação das 18 famílias associadas ao empreendimento. O presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, ressaltou a modernidade e o ineditismo do projeto macro, batizado de Programa América Avícola. “A avicultura, embora passe por um momento de dificuldade, apresenta-se promissora e com um amplo mercado. Certamente este momento, essa pedra lançada, é o marco da força e do sucesso que todos nós almejamos”. Freitas também ressaltou com afinco a parceria público-privada para realização deste projeto. “Agradecemos aos poderes Legislativo e Executivo por acreditarem e por serem parceiros do nosso projeto. Essa parceria com certeza é fundamental para dar seguimento ao trabalho desenvolvido a várias mãos”.

O presidente do Condomínio Avícola Anta Gorda, Silvano Berté, também conselheiro da região de Anta Gorda, falou em nome dos associados. “Este momento marca o início de uma nova etapa nesta trajetória que teve início há dois anos com as primeiras tratativas. Foi um longo caminho percorrido, pois visitamos 17 diferentes áreas e essa foi a que melhor atendeu aos pré-requisitos solicitados”, recorda.

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, também destacou a parceria com a Câmara, que aprovou o projeto, e com o município, que disponibilizou a área e toda a infraestrutura para a edificação do empreendimento. “Estamos muito felizes em participar deste momento, que marca oficialmente o início de mais um grande projeto da Dália Alimentos em solo antagordense. Hoje, lançamos a pedra e dentro de alguns meses iremos inaugurar os oito pavilhões e, tão logo, iniciar a produção dos frangos de corte”.

Elencada como uma das maiores obras de sua gestão, o prefeito de Anta Gorda, Celso Casagrande, destacou que “não dispomos de muitos recursos financeiros, mas contamos com muita coragem para tornar este projeto uma realidade”, observou, ressaltando que dentro de um mês a terraplenagem deverá estar concluída para posterior início das obras civis.

O presidente da 7ª FestLeite, Vanderlei Moresco, frisou a parceria da Dália Alimentos na feira desde a primeira edição do evento e também enalteceu que “inaugurar a pedra fundamental durante a FestLeite engrandece, e muito, o nosso evento”.

Também manifestou-se o deputado federal Alceu Moreira, parabenizando a região pelo empreendimento e ousadia, acrescentando que é preciso coragem para desenvolver projetos desta magnitude. O ato encerrou-se com descerramento da placa afixada na pedra colocada junto ao acesso principal ao condomínio.

Saiba mais

O Condomínio Avícola Anta Gorda para produção de frangos de corte abastecerá o frigorífico de aves, em fase de execução no município de Arroio do Meio, na localidade de Palmas. O condomínio de Anta Gorda, primeiro a ter a pedra fundamental lançada, é um dos nove núcleos que irão produzir frangos de corte para a Dália Alimentos. Os demais estão localizados nos municípios de Encantado, que terá duas áreas, em Vespasiano Corrêa, Marques de Souza, Mato Leitão e Venâncio Aires. As duas áreas restantes estão sendo definidas e analisadas para verificar a viabilidade de instalação.

Cada condomínio terá oito pavilhões, com capacidade para alojar 275 mil aves por lote, e demandará investimento de R$ 7,5 milhões, custeado pelos sócios de cada núcleo. A cooperativa terá uma cota em cada empreendimento, participando também desta etapa do projeto.

Texto: Ascom Dália Alimentos