RSS Eventos Teutônia

Congrenaje deve reunir mais de 1.700 jovens em Teutônia

Em 2016, participantes do Congrenaje em Timbó (SC) formaram a Rosa de Lutero (Foto: Divulgação)

De 22 a 27 de julho, Teutônia será palco de um dos maiores eventos voltados aos jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB): o Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), que ocorre em sua 24ª edição. O encontro será realizado na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, no Bairro Languiru, e deve reunir mais de 1.700 jovens de todo o Brasil. Representantes de mais de 20 países já confirmaram presença.

O Congrenaje, evento que define os rumos da juventude evangélica frente à IECLB, contará com celebrações diárias, palestras, oficinas e debates. A programação do evento é elaborada pelo Conselho Nacional da Juventude, cabendo ao Sínodo apenas questões da infraestrutura e das duas noites culturais, que são abertas à comunidade. Uma das noites estará sob a responsabilidade das escolas da Rede Sinodal de Educação. Na outra, haverá baile típico da região. Na ocasião, haverá apresentações dos grupos folclóricos da Comunidade Evangélica de Estrela, seguidas de baile com a Banda Happy Brass.

A temática do Congrenaje para este ano é “Vida digna: nosso compromisso”. O lema bíblico de apoio é “Todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar” (Mateus 25.45b). Conforme o pastor sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner, a sociedade se acostumou com a ideia de que vida digna é sinônimo de sucesso pessoal, prosperidade, enriquecimento e conforto. “É destacar-se na multidão, ter mais curtidas e seguidores que seus amigos e amigas. Jesus, porém, contrapõe essa lógica ao nos lembrar que vida digna é garantir que a pessoa sedenta tenha água, a faminta seja alimentada, a nua vestida, a presa visitada, a forasteira acolhida, a enferma ajudada e a morta sepultada”, explica.

A temática do congresso também está diretamente relacionada ao contexto brasileiro e, também mundial, de polarização, radicalização de discursos, intolerância e exclusão de minorias. “Em um ano em que se completam 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, discutir com as pessoas jovens o que é vida digna e por que ela é nosso compromisso torna-se não só oportuno como também necessário, pois são pessoas jovens engajadas na denúncia de toda e qualquer forma de injustiça e promotoras de ações de transformação da realidade. Isso é um chamado de Deus”, afirma Tetzner.

Na abertura do evento, no dia 22 de julho, haverá culto ministrado pelo pastor presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich. No encerramento, dia 27 de julho, também haverá culto, desta vez ministrado pelo pastor sinodal, Gilciney Tetzner. Teutônia foi escolhida como sede do 24º Congrenaje após mobilização de jovens do Vale do Taquari durante o 23º congresso realizado em Timbó (SC) em 2016.

Visita ao Executivo

Recentemente (27), o pastor Gilciney Tetzner, acompanhado do pastor da Paróquia Teutônia Centro, Márcio Sedinei Frank, estiveram reunidos com o prefeito Jonatan Brönstrup. Na oportunidade, foram apresentados detalhes do evento, bem como solicitar apoio da Administração Municipal, principalmente no que se refere à parte logística. “Precisamos deslocar os participantes em dois dias para painéis que ocorrerão em centros comunitários da cidade. Além disso, precisaremos de ônibus para levar e buscar os jovens diariamente aos alojamentos”, justifica Tetzner.

Também foi solicitado ao Executivo para que o Departamento de Trânsito dê suporte ao Grito da Juventude Evangélica. “Trata-se de uma caminhada dos 1.700 participantes pelas principais ruas do Bairro Languiru e celebração em frente à Comunidade Martin Luther”, frisa o pastor sinodal. O prefeito ainda foi convidado para participar do evento, especialmente da abertura e do encerramento.

Inscrições e mais informações

Jovens interessados em participar podem se inscrever através do link: http://luteranos.com.br/noticias/inscricoes-abertas-para-o-congrenaje-2018. Mais informações poderão ser obtidas no Sínodo Vale do Taquari, no Bairro Centro Administrativo, pelos telefones (51) 3762-2988.

Texto: Ascom Teutônia