RS RSS Eventos Bom Retiro do Sul

Conhecimento, cultura e diversão invadiram Bom Retiro do Sul

Premiados na Feira de Ciências (Foto: Fernando Dias)

Bom Retiro do Sul finalizou em grande estilo no último sábado, 27 de outubro, mais uma edição da já consagrada Feira do Livro, Mostra Pedagógica e Feira de Ciências. Diversas atividades envolveram as comunidades escolares da rede municipal e estadual de ensino em ações e projetos educacionais.

Durante três dias, nas dependências do CTG Querência da Amizade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), promoveu o maior evento em educação que o município já teve. Foram dezesseis educandários, de Pré-Escola ao Ensino Médio, expondo ao público o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.

Ao longo da programação foram diversas apresentações culturais, artísticas e contação de histórias que encantaram o público. A atração final, a Feira de Ciências, oportunizou aos alunos um momento único de expor suas pesquisas e experiências no campo da ciência.

Para a Coordenadora de Educação da SMEC, Martinha Maria Dullius, este evento educativo e cultural firma-se como um grande celeiro de aprendizagem, pois semeia nos alunos o anseio pelo novo e a novas descobertas, algo que só a educação pode oferecer.

Martinha observou que o evento inovou ao trazer professores e educadores em atividades de contação de histórias durante a Feira, sendo esta uma contrapartida a uma formação oferecida aos mesmos durante o ano letivo. Também houve a presença do grupo teatral Cia do Riso, com diversos teatros e o contador de histórias da Casa de Cultura. Além dos artistas locais, a Feira também trouxe alunos da EEEM Pedro Rosa, de Tabaí, que encantou o público com um teatro produzido e apresentado pelos próprios alunos da escola. Para os alunos do Ensino Médio do município foi realizada uma parceria com o SESC, com a apresentação de repentistas nordestinos, vivenciando a diversidade cultural do nosso país.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. A partir deste pensamento de Paulo Freire, podemos afirmar que a Feira do Livro, Mostra Pedagógica e Feira de Ciências oportunizaram a comunidade de Bom Retiro do Sul vivenciar o conhecimento construído nas escolas de nosso município e considerar que muito se está investindo na educação, seja a partir da leitura, da produção literária, das artes, das ciências ou mesmo na alegria em vivenciar momentos de intensa convivência escolar e familiar”, salientou Martinha.

O evento ofereceu às famílias a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido em sala de aula e estimular a leitura a partir da aquisição de livros comercializados a preços acessíveis pela Livraria Armazém. Além disso, a Feira de ciências apresentou os jovens pesquisadores e seus trabalhos, construídos a partir da curiosidade e pesquisa em sala de aula.

A SMEC agradece profundamente a todos que colaboraram para o sucesso deste evento, principalmente as escolas que juntos idealizaram a Feira do livro, mostra pedagógica e feira de ciências.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul