Encantado RSS Geral

Conscientização e interação marcam SIPAT realizada na unidade da Dália do Bairro Aimoré

Grande participação dos funcionários nas palestras (Foto: Carina Marques)
Grande participação dos funcionários nas palestras (Foto: Carina Marques)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) encontrou uma maneira criativa e envolveu todos os funcionários da Unidade de Lácteos do Bairro Aimoré na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Uma série de atividades foi realizada entre os dias 30 de maio a 3 de junho, na unidade da Dália Alimentos em Arroio do Meio.

A programação teve como tema “Seu Maior Patrimônio é a Vida” e contou com palestras, dinâmicas e até música através de um sarau musical. Nas palestras falaram ao público a nutricionista e supervisora do Dália Supermercados de Encantado, Vera Lúcia Beneduzi, sobre “O estresse causado pela má alimentação; a enfermeira da Unimed, Franciele Possebon, sobre “Viver bem, a busca por uma qualidade de vida”; o ex-tenente do Corpo de Bombeiros, Carlos Hampel, sobre “Prevenção e combate a incêndios”; e os ergonomistas Jean Buss e Cândido Mueller, sobre “Ergonomia no ambiente de trabalho.”

Conforme a presidente da CIPA, Lívia Ferreira, os temas abordados tiveram aprovação dos participantes e trataram sobre aspectos ligados em ter uma vida melhor e mais saudável, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Contudo, uma das principais atrações da semana foi o Enigma da Segurança em que um colega da equipe esteve disfarçado e equipado com diversos EPI’s. A brincadeira consistia em descobrir quem era o mascarado, personagem do funcionário Marno Kramer. Com a personalidade descoberta, a CIPA lançou um segundo desafio, em que os funcionários teriam que formar uma frase relacionada à segurança no trabalho, elaborada pelos cipeiros, na ordem correta. Em ambos os desafios os três primeiros colocados receberam premiação.

Como conscientização foi elaborado um folder para reflexão abordando o tema “Fofoca no ambiente de trabalho” e o quanto ela interfere no clima organizacional. Já no momento descontração foi realizado o Sarau Musical que contou com a participação do funcionário do setor de Envase Primário, João Ribeiro. A atividade colocou à mostra talentos ocultos e vários se entusiasmaram e soltaram a voz gerando um clima descontraído e divertido.

No encerramento da programação foi realizada a dinâmica do balão com entrega de brindes e também prestada uma homenagem a Augustinho Schaefer, funcionário falecido no dia 2 de junho vítima de acidente de trânsito. O gerente da Divisão Produtos Lácteos (DPL), Antônio Maria Salazar Leivas, enfatizou o valor da vida e destacou a criatividade e a importância de ações como a SIPAT para enriquecer o ambiente de trabalho e melhorar a jornada.

Agradecimentos

Os integrantes da CIPA agradecem à Dália Alimentos, em especial ao setor de compras DPL Aimoré e os fornecedores parceiros que disponibilizaram os brindes para a distribuição nas palestras e a premiação dos ganhadores das dinâmicas. Agradece, ainda, ao colega João Ribeiro e esposa Adriana Ribeiro que disponibilizaram de tempo e do instrumental para que completasse o evento com mais animação e interatividade. À Transportadora Giovanella e a Edson Breiton que disponibilizaram patrocínio para a confecção dos copos personalizados da SIPAT entregues a todos os funcionários.

Gestão CIPA 2015/2016

A CIPA DPL Aimoré tem como presidente Lívia Ferreira; membros titulares Diego Larose, Greice Wolf, Jaqueline Seibel, Loiva Gerhardt, Indiamara Kich, Juliane Bettio, Marno Kramer; membros suplentes Ana Paula Fagundes, Angélica Moraes, Claurete de Freitas, Daniel da Silva, Adriano Kuhn e Diego Sattler; técnica Segurança do Trabalho, Danielly Dias Ferreira.

Texto: Assessoria de Imprensa da Dália Alimentos