Melhor Idade RS RSS Teutônia

Conselho do Idoso discute ações para a faixa etária

Conselho se reuniu nesta quinta-feira (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

Na última quinta-feira (5), o Conselho Municipal do Idoso realizou sua reunião mensal. Na oportunidade, foram debatidas diversas políticas públicas e necessidades para a população idosa do município. Dentre os participantes, esteve o secretário de Saúde, Hélio Brandão da Silva, que demonstrou o interesse de realizar mais ações para a população idosa.

Na ocasião ainda, o secretário apresentou a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que será implantada em Teutônia. “Essa caderneta traz as informações pessoais e de saúde dos idosos, onde será possível acompanhar todo o seu histórico. Este material também traz informações sobre os seus direitos, como o Estatuto do Idoso”, frisou.

Os conselheiros ainda solicitaram ao secretário de Saúde ações com a Unidade Móvel de Saúde junto ao Lar Trindade, na Linha Boa Vista, bem como prioridade ou cotas para atendimentos nas unidades básicas da saúde. Na reunião, também esteve presente o responsável pela Vigilância Sanitária, Evandro do Canto Borba. Ele demonstrou seu apoio em relação aos lares e como o conselho pode auxiliar a multiplicar ações do órgão.

A presidente do conselho, Liane Brackmann, salientou que diversas secretarias estão envolvidas com a população idosa. “O conselho é ligado à Secretaria de Assistência Social do município, mas a Secretaria da Cultura também realiza muitas ações no município com o público idoso”, lembrou.

Segundo Liane, o Conselho Municipal do Idoso já levantou demandas e necessidades correspondentes a este público, como: regras de funcionamento dos lares de idosos; acessos e estacionamentos específicos; qualificação das cuidadoras de idosos; atendimento preferencial em setores públicos, como a saúde, e privados; ações com a Unidade Móvel de Saúde; Fundo Municipal do Idoso; novos investimentos para centros de convivência; troca de experiências com outros municípios e conselhos; visitação com pareceres via conselho; e materiais informativos.

Texto: Ascom Teutônia