Lajeado Turismo

Conselho Municipal de Turismo de Lajeado realiza primeira reunião ordinária da gestão 2019/2020

Na terça-feira, 09/07, ocorreu a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo de Lajeado (Comtur), da gestão 2019/2020, no Hotel Locatelli. O evento reuniu conselheiros, o pró-reitor da Univates, Prof. Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne, o Diretor da DSC Consultoria em Serviços Turísticos de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, o Prof. Dr. Carlos Honorato da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker.

Essa foi a primeira reunião após a eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil para integrar o Conselho Municipal de Turismo no biênio 2019/2020, que ocorreu no Parque Histórico, em junho. Entre os temas discutidos na reunião, presidida por Cláudia Brazil, presidente do Comtur, estavam o Plano Municipal de Turismo de Lajeado de 2019-2022, calendário de eventos, reestruturação e atuação do Comtur e revisão e votação da Lei nº 9637, de 02 de outubro de 2014.

Ainda, o Prof. Dr. Carlos Honorato, da UERGS, proferiu a palestra “Política Pública e Turismo”. Carlos explicou sobre o papel do poder público e da sociedade civil no desenvolvimento do turismo, conceituou a atividade e atrativos turísticos e salientou a importância da limpeza urbana, sinalização, segurança, organizações de apoios para valorizar o produto turístico do município. Ainda, explanou sobre o planejamento e estratégias do turismo, por meio de ações e tomadas de decisão.

As reuniões do Comtur correm uma vez por mês e são abertas à comunidade. A próxima está programada para o dia 06/08, às 9h, na Univates.

Confira o cronograma das próximas reuniões:

06/08, terça-feira

Horário: 9h às 11h

Local: Univates – Prédio 9, 5° andar, sala 515

Palestra: “Turismo Responsável a quem compete?”, com Prof. Ney Lazzari

11/09, quarta-feira

Horário: 17h às19h

Local: Bendito Pub

Palestra: ”O Turismo e a sua dinâmica”, com Prof. Emir José da Silva

03/10, quinta-feira

Local: Construmóbil

Horário: 9h às 11h

Palestra: a ser definida

05/11, terça-feira

Horário: 9h às 11h

Local: Hotel Weiand

Palestra: Case Santa Clara do Sul – “A agroecologia e a cidade sustentável”, com prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch 

10/12, terça-feira

Horário: 17h às 18h

Local: Parque Histórico de Lajeado

Palestra: “Ferramentas de Prospecção do Trade Turístico”

Assessoria de Imprensa de Lajeado