Educação RSS Teutônia

Conselhos Municipais debatem os rumos da educação

Reunião debateu assuntos pertinentes à educação (Foto: Matheus Prates)

Os rumos da educação no Vale do Taquari, bem como a níveis estadual e federal, pautaram a reunião do dos Conselhos Municipais de Educação da área de abrangência da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). O encontro reuniu representantes de 17 municípios na tarde da terça-feira (03), no Sínodo Vale do Taquari, em Teutônia.

Os assuntos debatidos estavam relacionados às questões levantadas durante reunião da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) em nível de Estado e que agora precisam ser discutidos no âmbito municipal. Dentre as questões, está a antecipação da alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental, com retenção do aluno, contrariamente ao que prega o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que seria no 3º ano.

Outra temática foram os relatos trazidos pelos municípios sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que deve ser estudada e analisada pelos vários profissionais da Educação no decorrer desse ano e implementada a partir de 2019. Além dessas discussões, solicitou-se que seja realizado um levantamento sobre os municípios que executam parcerias em regime de colaboração entre Estado e Prefeituras, para ampliação da rede de educação infantil, bem como, a entrega de escolas do Estado para municípios.

A coordenadora Rosely Schneider, de Teutônia, e a vice Silvia Laste, de Nova Bréscia, conduziram os trabalhos. O encontro ainda contou com a presença do secretário de Educação de Teutônia, Paulo Brust, e o subsecretário Clóvis Hauenstein, que salientam a importância desses encontros para discussão das novas resoluções que implantarão a Base Comum em todo país e que deverá servir de referência aos currículos da Educação Básica. O próximo encontro, marcado para maio, vai ser realizado em Lajeado.

Texto: Ascom Teutônia