Saúde Vale do Taquari

Consórcio do Vale do Taquari viabiliza economia aos Municípios

Com 39 Municípios associados, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari – CONSISA VRT é um Consórcio de interesse público, com sede em Lajeado. Abrange uma população superior a 340 mil habitantes e é presidido pelo Prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack – biênio 2019/2020.

Localizado na parte Centro-oeste do Estado, região estratégica e favorável, próxima à capital, o CONSISA VRT está sediado próximo à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, que articula o sistema de saúde no âmbito regional; ao Hospital Bruno Born, que é referência regional em saúde nas mais diversas especialidades de alta ou média complexidade; assim como do Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates, que oferece diversas especialidades médicas.

O consórcio vem solidificando-se estrategicamente na sua área de atuação, pois são muitos os desafios enfrentados pelos Municípios frente à ação descentralizadora a todas as políticas sociais, das demais esferas, que acabam transferindo mais atribuições à competência municipal. São feitas licitações ampliando as probabilidades de compras centralizadas e reduzindo custos. A centralização das compras traz vantagens competitivas, eficiência na gestão dos recursos, aumenta o poder de negociação e de barganha, pois envolve quantidades maiores e repercute em economia de escala.

A Central de Compras de Medicamentos do CONSISA VRT, assegura a assistência farmacêutica dos municípios e está disponível a todos associados, atingindo em 2017 o montante de R$ 9,2 milhões, já em 2018 somou R$ 10,5 milhões, comprovando sua viabilidade.

Além disso, o Consórcio tem empresas credenciadas, prestando serviços especializados e de diagnósticos, nas áreas médicas, laboratórios para exames, clínicas de fisioterapia, odontologia, exames de alta e média complexidade para que os municípios associados possam comprar serviços de qualidade e disponibilizar aos seus usuários.

Oferece também o registro de preços para adesão dos municípios associados à locação de concentradores de oxigênio, aquisição de materiais hospitalares, odontológicos e fraldas, locação de câmeras de videomonitoramento e vem organizando processo para aquisição de pneus, câmaras de ar, bem como de serviços de recapagem e vulcanização.

O CONSISA VRT é gestor do Programa SAMU VT, implantado em 2011, serviço de atendimento móvel de urgência e emergência para mais de 285 mil habitantes de 25 municípios que participam do rateio para a manutenção do programa.

A atuação associada do consórcio possibilitou assumir a gestão do Centro Regional de Oftalmologia de Encantado, tanto que credenciou o Instituto de Oftalmologia Encantado para prestar serviços em oftalmologia de média complexidade, para atender a elevada demanda reprimida. São 37 municípios que compreendem a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde que contam com um espaço equipado de alta tecnologia, referência nesta especialidade, que atende através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Atua também junto à Inspeção Sanitária e busca sua equivalência no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI, a fim de fomentar o fortalecimento das agroindústrias existentes nos municípios consorciados e ampliar a comercialização dos produtos no mercado nacional. Em outras frentes, é parceiro no Projeto Caminhos do Pão e do Vinho, que trata da pavimentação asfáltica da estrada turística pelos Caminhos do Pão e do Vinho, promovendo o desenvolvimento turístico e integrando a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari.

Municípios associados ao CONSISA VRT:

Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Boqueirão do Leão, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Itapuca, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Santa Tereza, São Valentim do Sul, São José do Herval, Sério, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Correa e Westfália.

 

Assessoria de Comunicação
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO MEIO