Região RSS Destaques Geral

Consulta Popular inicia nesta terça-feira

banner CP 2017 SPGG 90 x 120cmOcorre nos dias 1º, 2 e 3 de agosto mais uma edição da Consulta Popular. Nesse ano, o Vale do Taquari irá receber R$1.822.857,14 que deverá ser dividido entre os três projetos mais votados. Cada eleitor poderá votar em apenas um projeto que considera relevante para a Região. Os três projetos mais votados receberão em torno de R$600.000 cada.

Conforme a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, a Consulta Popular é uma das formas de participação direta da sociedade, pois as regiões tem a oportunidade de decidir em quais projetos devem ser investidos os recursos.

“Nos últimos dois anos implementamos uma dinâmica que possibilitou o cumprimento de 100% dos projetos que foram votados. Só não recebemos recursos naqueles projetos que a região não cumpriu com os requisitos legais (por exemplo, as entidades que receberiam os recursos não conseguiram cumprir as exigências dos convênios). Isso não quer dizer que o histórico foi pago, temos sim passivos, nos quais, em torno de 40% dos projetos votados ao longo da história, não foram pagos, por dificuldades do Estado e dificuldades das nossas regiões. Mas, desde nossa alteração metodológica, ou seja, nos últimos dois anos, a votação ocorre em um ano e os investimentos no ano seguinte”, explica Cíntia.

Projetos que estarão em votação: Cédula
Desenvolvimento Rural: Construção da central de comercialização de produtos oriundos das agroindústrias do Vale do Taquari.

Desenvolvimento Rural: implantação de projetos de armazenamento de água e pequenos sistemas de irrigação em unidades da agricultura familiar e geração e uso de energia de fontes alternativas.

Desenvolvimento Rural: Programa de fomento às agroindústrias.

Agricultura: fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água.

Segurança Pública: adequar a estrutura dos órgãos de segurança do Vale do Taquari

Saúde: equipamentos para a consolidação de leitos de UTI adulto no Hospital de Encantado

Formas de votação:Anúncios jornal-1
– Pelo site www.consultapopular.rs.gov.br – votação das 7h do dia 1º/08 até às 23h59min do dia 03/08;

– Pelas urnas disponibilizadas pelo CODEVAT (aplicativo offline) – votação a partir das 7h do dia 1º/08 até às 23h59min do dia 02/08;

– Votação por SMS (gratuito): mandar um SMS para 29000 com a sequência RSVOTO#títulodeeleitor#nº do programa – votação das 7h do dia 1º/08 até às 23h59min do dia 03/08.

Saiba mais:

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. Esse valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Texto: Elisangela Favaretto/Portal Região dos Vales