Investimento Vale do Taquari Destaques

Consulta Popular: Vale define pela votação de três projetos com aprovação de um

Foram definidos os dias da Consulta Popular 2019. O pleito do governo do Estado do Rio Grande do Sul, organizado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), será nos dias 4, 5 e 6 de setembro. A votação, que elencará as prioridades regionais para serem executadas em 2020, será on-line pelo site (www.consultapopular.rs.gov.br) ou presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Nesta quarta-feira (7) iniciaram as assembleias dos Coredes, com a participação da equipe técnica da SGGE. Em Lajeado, no auditório do prédio 16 da Univates, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), reuniu lideranças para tratar sobre assuntos regionais. Durante o encontro foram definidos que três projetos serão votados no Vale. Destes, apenas um será aprovado. O valor destinado para o projeto é de R$ 628.571,43. Além disso, os presentes também definiram uma equipe para fazer a coordenação regional.

A composição da lista com os projetos que serão votados será decidida em assembleia geral no dia 19 de agosto. Cada uma das 28 regiões do Estado listará suas demandas. Os escolhidos nas assembleias são os que constarão nas cédulas de votação. A presidente do Codevat, Cíntia Agostini, explica quais serão os próximos passos a nível regional. “No dia 19, voltamos a nos encontrar enquanto grupo, e ali sim, definimos nossa cédula de votação. Hoje damos as diretrizes e critérios que vão para votação”.

O valor total do recurso disponível para a Consulta Popular deste ano será de R$ 20 milhões e a quantia distribuída entre as regiões responderá a critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). O enfoque vai ser o Desenvolvimento Regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura, Turismo entre outros.

“O caderno de diretrizes vai estrar baseado no planejamento. Lá no planejamento, com exceção dos projetos de saúde, educação e segurança que neste ano vão ficar fora em todas as regiões do Estado, nós temos projetos na agricultura familiar, qualificação de trabalhadores, fomento de cadeias, projetos na área de turismo e inovação”, relata Cíntia.

A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região. O encontro em Lajeado contou com a presença do deputado Édson Brum (MDB), vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari e prefeito de Imigrante, representando os prefeitos da região, Celso Kaplan e demais representantes de entidades e diferentes órgãos, como Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Susepe, bombeiros, entre outros.

 

 

Fonte: Rádio Independente