Rural Travesseiro

Controle da mosca da fruta em pomares domésticos é tema de atividade em Travesseiro

Mais de 50 agricultores participaram na terça-feira (02/04) de uma reunião sobre controle da mosca das frutas em pomares domésticos. A atividade foi realizada na sede do Clube Esportivo Travesseirense, em Travesseiro. Na ocasião, o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar Derli Bonine destacou desde a biologia do inseto, passando pelos sintomas decorrentes de ataques, até chegar as estratégias para a sua captura – estando entre elas a utilização de produtos como o atrativo Cera Trap.

O extensionsita da Emater/RS-Ascar de Travesseiro, Carlos Dexheimer, salienta que a atividade é parte de um conjunto de ações que têm sido desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Agricultura e com o Departamento de Meio Ambiente com vistas a reduzir os danos causados pela mosca na produção de frutas em geral. Como complemento da atividade, Bonine também destacou a importância da implantação de um pomar doméstico, que poderá garantir o fornecimento de frutas durante o ano inteiro.

“Com o apoio da Prefeitura há um programa para que os interessados obtenham mudas de frutíferas”, explica Dexheimer. O evento contou com a participação de lideranças, como o secretário de Agricultura Vilson Cornelius e o representante do Departamento de Meio Ambiente, Christian Quinot. Outras atividades sobre assuntos relacionados à fruticultura devem ser organizadas em breve.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald