Serviços Investimento Obras Estrela

Convênio entre Daer e município visa melhorias da RS-129

Termo foi assinado tendo como testemunhas o secretário Paladini, o vereador Márcio Mallmann; o ex-vereador “Pida” e o coordenador do gabinete, Jorge Both

Entidade deverá executar plano de recuperação e futura manutenção ficará sob responsabilidade do governo municipal

O prefeito em exercício de Estrela Valmor Griebeler esteve, na tarde desta segunda-feira (11), na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre, acompanhado do vereador Márcio Mallmann, do ex-vereador Adriano Scheeren, o “Pida”, e o coordenador do gabinete, Jorge Both. O motivo foi a assinatura de termo de Cooperação Técnica entre o departamento estadual e o município para a recuperação de trecho de rolamento da RS-129, entre a localidade de Arroio do Ouro e a divisa com Bom Retiro do Sul, em extensão aproximada de nove quilômetros não pavimentados. O documento foi protocolado pelo diretor-geral do Daer, o engenheiro Sivori Sarti da Silva. Um dos apoiadores da causa, o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini acompanhou o encontro.

Entre as justificativas do governo municipal para o pedido, as péssimas condições de trafegabilidade do trecho, sendo ele de grande fluxo de veículos leves e pesados, seja no deslocamento de estudantes e moradores entre o interior e a sede ou para o escoamento de produtos agrícolas, além de ligação alternativa entre os municípios. “É uma rota muito importante, em diversos aspectos, e que invariavelmente necessita de melhorias. São muitos os pedidos de colaboração que chegam até nós, mas que legalmente o município não pode atender por ser o trecho de responsabilidade do Estado”, destaca Griebeler. “O que nos propomos com esse termo de cooperação é nos responsabilizamos pela manutenção do trecho, mas não antes que um necessário e grande trabalho de recuperação seja executado pelo Estado”, frisa.

O plano de trabalho consiste, entre outros aspectos, na instalação de bueiros nos acessos às propriedades rurais; colocação de material – saibro – e execução de obras de terraplanagem para nivelamento da pista. O saibro e a brita serão cedidas pela prefeitura, ficando o Daer responsável pela retirada deste material, execução dos serviços e custos com maquinário e mão de obra necessária. Executado este plano de trabalho, o município fica responsável, por tempo indeterminado, pela manutenção do trecho. O termo será agora publicado no Diário Oficial do Estado.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Arquivo Pessoal
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela