RS Encantado RSS Rural - Agricultura

Cooperativa do Distrito Federal realiza intercâmbio com a Dália

Grupo de cooperativistas do Distrito Federal esteve visitante a Dália (Foto: Tânia Regina da Rosa Kummer/Divulgação)

Uma comitiva composta por 20 integrantes da Delegação Recreativa Esportiva dos Associados e Funcionários da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal Ltda. (COOPA/DF) realizaram um intercâmbio com a Dália Alimentos, no dia 22 de outubro.

A cooperativa, com sede em Brasília e 40 anos de atividades, foi iniciada por descendentes da família Cenci, com origem no município de Putinga, no Vale do Taquari. O atual presidente da COOPA/DF é Leomar Cenci e o secretário Derci Cenci, que liderou e acompanhou o grupo durante a viagem a Encantado. Na Dália, quem recebeu a comitiva foram os presidentes do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas.

A COOPA/DF atua no segmento de grãos e hoje é uma das maiores cooperativas agropecuárias com referência em produtividade e qualidade de grãos do Distrito Federal. Na Dália o grupo conheceu um pouco da trajetória da cooperativa através de um vídeo institucional que marcou os 70 anos de fundação celebrados no ano passado. Piccinini e Freitas falaram sobre o modelo de gestão, programas de atuação e trocaram informações com o secretário Derci, que também explanou acerca do modelo de trabalho desenvolvido por eles.

Como forma de agradecimento pela recepção, Cenci entregou o livro “PAD/DF – Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal”, implantado pelo governo local através da Secretaria de Agricultura e Produção e executado pela Fundação Zoobotânica, com início em 1977. O objetivo foi incorporar ao processo produtivo áreas rurais do Distrito Federal, até então inteiramente inexploradas.

Piccinini e Freitas entregaram a Cenci o livro “Destemidos: O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”, lançado nos festejos do 70º aniversário da Dália Alimentos. Para encerrar a visita, um almoço foi oferecido no Espaço Dália de Gastronomia.

Texto: Ascom Dália Alimentos