Educação Destaques Teutônia

Cooperativas escolares compartilham conhecimentos na Argentina

Grupo de professores orientadores das cooperativas escolares da região participou de uma viagem de intercâmbio na Argentina

Viagem de estudos teve como destino a cidade de Sunchales, referência do cooperativismo no país vizinho

Um movimento de intercooperação entre as Cooperativas Sicredi Ouro Branco e Sicredi Serrana levou um grupo de professores orientadores das cooperativas escolares da região para uma viagem de intercâmbio na Argentina no período de 1º a 6 de junho. A cidade visitada foi Sunchales,conhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo no país vizinho e uma referência mundial, sendo a origem do movimento das cooperativas escolares no Sul do país. As cooperativas escolares de Teutônia também estiveram representadas nesta viagem de estudos.

A comitiva foi recepcionada pela Casa Cooperativa e Fundação Sancor, que há décadas são as entidades fomentadoras das Cooperativas Escolares na Argentina, e que possuem uma trajetória fundamentada por lei no país, reconhecendo a importância do modelo cooperativo para o desenvolvimento econômico, social e humano. As cooperativas escolares estão inseridas em todas as escolas de ensino fundamental, médio, técnico e especial do país.

Neste contexto, estão integradas à comunidade escolar, de forma interdisciplinar e transversal, possibilitando aos estudantes um espaço de aprendizado com experiências práticas, incentivando o protagonismo e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para exercer a liderança, a educação financeira, o empreendedorismo, a inclusão social, a cooperação e cidadania.

Conforme Raquel Schwingel, da Sicredi Ouro Branco e que acompanhou os professores, foi perceptível o orgulho das jovens lideranças ao apresentar os projetos construídos nas cooperativas em que atuam. “Um sentimento de pertencimento, de senso comum, de olhar coletivo. Orgulho esse, também sentido pelos professores orientadores que participaram da viagem, ao perceberem que a caminhada realizada por eles aqui no Brasil já está sendo referência para outras regiões, o que serve de motivação para perseverar e consolidar o Programa das Cooperativas Escolares dentro das melhores práticas na educação complementar, fazendo dele um instrumento de apoio aos compromissos da escola e da sociedade, na construção de um mundo mais cooperativo”, destaca.

Teutônia conta atualmente com 10 cooperativas escolares, sendo sete de escolas da rede municipal e três da rede comunitária. “Foi um momento ímpar de formação, para que possamos nos sentir cada vez mais motivados com a iniciativa, que tem trazido reflexos positivos tanto nas escolas quanto nas comunidades em que as cooperativas escolares atuam. Afinal, são reforçados e resgatados valores importantes para essas lideranças do futuro. Só tenho a agradecer à Secretaria de Educação e à Administração Municipal por permitir que as professoras municipais participassem”, ressalta a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Arminda Regina Mariani Hepp.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Assessoria de Comunicação Sicredi Ouro Branco e Prefeitura