Educação Estrela

Cooperativas escolares estarão representadas em evento na Federasul

Willian, secretário, e Felipe, presidente da Coopstar, participam de evento na Federasul

Coopstar, da Escola Municipal Cônego Sereno Hugo Wolkmer, participa do Tá na Mesa, nesta quarta-feira

A convite do Sistema Ocergs/Sescoop RS, a Coopstar – cooperativa escolar dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer, de Estrela, participará do Tá na Mesa, promovido pela Federasul, em Porto Alegre. Será nesta quarta-feira (03.07), quando a Coopstar vai representar as 24 cooperativas escolares fomentadas na região da Sicredi Ouro Branco, que abrange os municípios de Teutônia, Estrela, Montenegro e Nova Santa Rita. O Tá na Mesa é um dos eventos mais tradicionais da Federasul, com palestrantes convidados, empresários e executivos, para a discussão de ideais, tendências, ações e projetos ligados ao desenvolvimento econômico, político e social. Nesta semana destaca o Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano será comemorado no próximo dia 6 (sempre no primeiro sábado do mês de julho).

O programa das cooperativas escolares, fomentado pela Sicredi, tem caráter pedagógico, incentivando os alunos a desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais, trabalhando na formação de futuros líderes, empreendedores e cidadãos e, desta forma, favorecendo o desenvolvimento das comunidades nas quais estão inseridos. A Coopstar estará representada no evento desta quarta-feira pelos alunos Felipe Augusto Pinheiro (presidente) e Willian Birck (1º secretário), acompanhados pela professora orientadora Maria Eloísa Möllmann e por representante da Sicredi Ouro Branco.

A Coopstar

A Coopstar foi fundada em outubro de 2017 e hoje conta com 55 sócios, alunos do 6º ao 9º anos da Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer. Produz alfajores de chocolate e enfeites para cuias, cujos motivos se relacionam a datas comemorativas como o Dia dos Pais, Dia das Mães e outras. Parte dos recursos que arrecada com a venda dos produtos retorna em benefício dos seus associados. Em 2018, por exemplo, cerca de 40 sócios receberam subsídio da cooperativa para um passeio no final do ano. Mais recentemente a Coopstar doou R$ 700 para a própria escola, que devem ser investidos na construção de um bicicletário.

Para Felipe e Willian, que vão representar a organização no evento da Federasul, estar participando da cooperativa contribui para seu crescimento, não somente na escola, mas também pessoal. “Aprendemos a desenvolver a liderança, a trabalhar mais em grupo e que fizemos parte de uma comunidade. Assim, nossas decisões vão afetar a todos e temos que decidir pelo melhor”, diz Felipe, presidente da Coopstar. Willian endossa as palavras do colega, reiterando a contribuição do trabalho na cooperativa para o crescimento pessoal e também em sala de aula, em disciplinas como matemática e língua portuguesa, por exemplo. O convite para representar as cooperativas na Federasul, tanto para os estudantes quanto para a direção da escola, é o reconhecimento do trabalho com responsabilidade que é feito.

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider