Educação Teutônia

Cooperativas escolares iniciam atividades do ano com formação

As 10 cooperativas escolares de Teutônia já estão desenvolvendo suas atividades para o ano de 2019, através da execução dos seus objetos de estudo, além de outras ações. Para alinhar a metodologias de trabalho, a Secretaria de Educação, juntamente com a Sicredi Ouro Branco e o coordenador dos projetos das cooperativas escolares da região, Everaldo Marini, oportunizaram momentos de qualificação e formação. Pela Sicredi Ouro Branco, coordenam o projeto a assessora de Relacionamento Margarete Elisa Mallmann e assistente de Relacionamento Raquel Schwingel.

A primeira qualificação ocorreu no final de fevereiro, na Lagoa da Harmonia, para os professores coordenadores. Na oportunidade, foi reforçada a importância do projeto nas escolas e nas comunidades atingidas direta e indiretamente pela iniciativa, bem como discutir e solucionar os desafios e eventuais dificuldades que as cooperativas escolares têm.

Já em março, foi a vez dos alunos representantes das cooperativas terem um momento de formação e qualificação, tendo como local o auditório 3 da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). Na ocasião, foi discutido o papel das cooperativas escolares e, através de dinâmicas, quais os objetivos que se pretende alcançar com a iniciativa em cada educandário.

A iniciativa das cooperativas escolares visa a criação de associações de estudantes, com finalidade educativa, nas quais alunos são incentivados a desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos jovens associados. Também trabalham a formação de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos.

Através destas organizações os estudantes vivenciam princípios do cooperativismo, participam do desenvolvimento de projetos, oficinas e trabalham disciplinas como gestão, educação financeira, cooperativismo e outras. A adesão das escolas é voluntária e as cooperativas devem ser formadas somente por alunos. Estes terão suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento do programa e um professor orientador.

Teutônia conta atualmente com 10 cooperativas escolares, sendo sete de escolas da rede municipal. “Procuramos oportunizar estes momentos de formação, para que professores e alunos se sintam motivados com a iniciativa, que tem trazido reflexos positivos tanto nas escolas quanto nas comunidades em que as cooperativas escolares atuam. Afinal, são reforçados e resgatados valores importantes para essas lideranças do futuro”, ressalta a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Arminda Regina Mariani Hepp.

Conforme a secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, através das cooperativas escolares Teutônia reforça e mantém a sua tradição do cooperativismo. “Através das cooperativas escolares, fomentamos nos jovens os princípios do cooperativismo – adesão voluntária, democracia, associativismo, autonomia, intercooperação, educação e compromisso com a comunidade – e de lideranças, que construirão um futuro melhor”, frisa.

 

COOPERATIVAS ESCOLARES DE TEUTÔNIA

– Eccuart, da EMEF Dom Pedro I, da Linha Clara

– Coop 24 de Maio, da EMEF 24 de Maio, do Loteamento 8

– Coope, do Ieceg, do Bairro Canabarro

– Coopeat, dos jovens aprendizes do Colégio Teutônia, do Bairro Teutônia

– Coopect, do Colégio Teutônia, do Bairro Teutônia

– Coopemef, do CEMEF Leonel de Moura Brizola, do Bairro Centro Administrativo

– Cooperales, da EMEF Leopoldo Klepker, do Bairro Alesgut

– Cooperas, da EMEF Professor Alfredo Schneider, do Bairro Teutônia

– Coopertec, da EMEF Professor Teobaldo Closs, do Bairro Canabarro

– Cooper Vilapop, da EMEF Professor Guilherme Sommer, da Vila Popular.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia