Cultura Bom Retiro do Sul

Coordenação de Cultura e Associação Cultural de Bom Retiro do Sul traçam estratégias para desenvolver a Cultura

Menbros da Coordenação de Cultura e Associação Cultural de Bom Retiro do Sul

No dia 23 de janeiro, às 19h, estiveram reunidos no Auditório Egon Harry Lipp, o coordenador de Cultura, Dr. Carlos Henrique Dullius e membros da Associação Cultural de Bom Retiro do Sul. O objetivo foi a eleição da nova diretoria da Associação Cultural e apresentação, pelo coordenador, de um resumo sobre estratégias para o desenvolvimento da cultura no município.

Conforme Carlos Dullius, esta é mais uma ação do Poder Municipal em prol da Cultura em nosso município. “Existem ações de curto e longo prazo que necessitam ser discutidas com as entidades culturais. Uma ação imediata será o chamamento público de entidades culturais locais. Ações de médio e longo prazo podem ser idealizadas através da busca de recursos financeiros através de parcerias. Temos todas as ferramentas na mão”, ressalta o coordenador.

Bom Retiro do Sul é um dos poucos municípios do Vale que possuem um Plano Municipal de Cultura atualizado junto ao Sistema Nacional de Cultura. Investimentos públicos devem existir, porém, para pensar em estratégias de médio e longo prazo, como por exemplo, a formação de profissionais nas diversas áreas da cultura, não podemos depender unicamente dos recursos municipais. Para fevereiro está previsto novo encontro com o objetivo de envolver todas as entidades culturais e pessoas da sociedade.

“O objetivo será discutir e pensar a cultura através de uma visão mais integrada. A cultura deve ser entendida pela sociedade pela sua importância. Ela não é menos importante do que a economia, a política ou o meio ambiente. Muito pelo contrário. Um povo que não tem cultura perde a sua identidade. Por outro lado, a valorização da identidade cultural local poderá abrir portas para o desenvolvimento econômico e social, segundo o entendimento do Prefeito Edmilson Busatto. Neste contexto é que estão baseadas algumas ações do Poder Público Municipal em prol da cultura em nosso município”, finalizou Carlos.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: divulgação