Venâncio Aires RS RSS Geral

COP 8: Wickert representa a Região dos Vales na Suíça

Conferência vai debater o tratado global para diminuir o consumo de cigarros (Foto: Divulgação)

A oitava edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP) inicia na próxima semana e irá reunir lideranças de todo o mundo na Capital da Suíça, Genebra. A região do Vale do Rio Pardo, interior do Rio Grande do Sul, também estará no debate representada pelo Prefeito de Venâncio Aires e Tesoureiro da Associação dos Municípios Produtores e Tabaco (Amprotabaco) Giovane Wickert.

A conferência, que já é tradicional, vai debater o tratado global para diminuir o consumo de cigarros no evento que reúne ainda representantes das organizações ligadas ao setor da saúde. Wickert que gere o segundo maior Município em produção do Tabaco, acompanha a Delegação Nacional em busca de mais diálogo entre as partes, almejando uma possibilidade de conseguir uma credencial de ouvinte para participar das discussões.

Como em anos anteriores, o Brasil busca defender a situação do mercado nacional e reforçar a necessidade de um tratado internacional de combate ao cigarro ilegal. Para criar o tratado são necessários 40 países, para que juntos, possam abordar a união de forças na tentativa de barrar o comércio irregular de cigarros. O Brasil é um dos 30 países que já assinaram o tratado. Se conseguirem a união de mais 10 países, após a realização da COP8, representantes irão se reunir entre os dias 8 e 10 de outubro na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) para debater a primeira reunião do tratado e listar ações conjuntas para unir forças policiais, defesa e órgãos alfandegários para barrar o comércio do produto ilícito.

Wickert embarca nesta sexta-feira para Genebra e participa da COP até o próximo dia 6 de outubro. “Precisamos distensionar alguns conflitos existentes, e é de extrema importância que neste momento se abra a oportunidade de podermos participar, reforçando assim a necessidade do reconhecimento da evolução socioeconômica dos produtores de tabaco nas últimas décadas”, pontua Wickert.

A 8ª Conferência das Partes (COP-8) ocorre em Genebra entre os dias 1º a 6 de outubro. A COP é realizada a cada dois anos, entre os países que ratificaram a Convenção-Quadro para o controle e restrição ao consumo de tabaco no mundo.

Texto: Ascom Venâncio Aires