Encantado RSS Eventos Destaques

Coral Municipal de Encantado celebra 40 anos

Atuais e ex-coralistas do Coral Municipal de Encantado (Foto: Gisele Aline Feraboli)
Atuais e ex-coralistas do Coral Municipal de Encantado (Foto: Gisele Aline Feraboli)

A emoção marcou a celebração dos 40 anos de fundação do Coral Municipal de Encantado durante o XI Encontro de Coros realizado no domingo (9) na Igreja Santo Agostinho, no Bairro Planalto. O evento realizado anualmente pelo Coral Municipal de Encantado contou também com a participação do Coral Municipal de Roca Sales e o Coro da URI de Erechim, os quais cantaram diversas músicas apresentando ao público presente, dentre eles autoridades, ex-coralinos e comunidade em geral, um repertório variado.

Na ocasião, houve também o lançamento do CD do Coral Municipal de Encantado, que traz um repertório de vários estilos musicais desde o período renascentista até o contemporâneo composto por 11 canções. As gravações foram realizadas em Encantado, Arroio do Meio e Canoas.

Em nome da Administração Municipal, a secretária da Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, parabenizou a todos os integrantes do Coral Municipal de todas as épocas. “Vocês conjuntamente com outros corais colocam Encantado em um ponto de destaque em sua cultura musical”, salientou. Juntamente com o prefeito, Paulo Costi, e o coordenador municipal de Cultura, Airto Francisco Gomes, eles entregaram ao regente e a presidente do Coral anfitrião, Leo Fuhr e Cristiane Pedersini Bianchini, respectivamente, uma placa em homenagem aos 40 anos de fundação do Coral Municipal de Encantado.

Para Cristiane, a comemoração foi inesquecível. “Não tem palavras para descrever a emoção que tomou conta dos coralinos de hoje e do passado. Não podemos esquecer de todos que já passaram pelo coral e também daqueles que já partiram. É muito especial ver todo esse trabalho se concretizar ao longo dos anos”, disse emocionada.
Interessados em adquirir o CD podem entrar em contato diretamente com integrantes do Coral Municipal.

Saiba mais
O Coral Municipal de Encantado foi criado em 1º de julho de 1976 pela Lei Municipal 1.043/76 e tem como principal objetivo levar à comunidade encantadense a arte da música coral. O 1º regente foi Cláudio Kerbes e o 1º presidente, o bancário, Roberto Landel de Moura. A 1ª apresentação ocorreu em 29 de junho de 1977 nas festividades de São Pedro, padroeiro do município.

Nestes 40 anos, o Coral também teve os seguintes regentes: Lauro Viker, Maristela Zancan, Jorge Dreschler, Jaqueline Barreto, Arno Andreolli e Leo Frederico Fuhr, atual regente; e presidentes: Cândida Chanan (autora do Hino de Encantado), Zuleica Filter, Nulce Preto, Tânia Nólibus, Pedro Nólibus, Silvia Porto, Isóldi Cé, Ademir de Bortoli, Rudinei Chiela, Miria Conte, Paulo Kramp, Gilmar Pedersini e Cristiane Pedersini Bianchini, atual presidente. Ao longo dos 40 anos o Coral sempre teve apoio das Administrações Municipais.

Em 1985, o Coral gravou o 1º disco de vinil nas comemorações dos 70 anos do município e, em 1992, o 2º disco. Em 2002, com o objetivo de auxiliar na manutenção do Coral foi criada a Associação Cultural Maestro Cláudio Kerbes que possibilitou receber apoio e contribuição do comércio local e regional. Em 2010, houve a gravação do 1º DVD ao vivo do Coral durante a 22ª edição do Natal Em Canto, realizado na Igreja Matriz São Pedro.

Entre os eventos promovidos ao longo dos 40 anos destacam-se: Festival de Maio, Noite do Canto Coral, Cantos da Primavera, Natal Em Canto, Conserto Anual de Músicas Corais, Encontro de Coros. Além disso, o grupo tem representado o município em festivais, encontros e consertos em várias cidades do Brasil, inclusive na Argentina já realizou apresentação.

Texto: Ascom Encantado