Coronavírus Saúde Cruzeiro do Sul

Coronavírus: Secretarias Municipais de Cruzeiro tomam medidas para evitar transmissão

Diante do aumento no número de caso de Covid-19, o Coronavírus em todo o território nacional e casos suspeitos em nossa região, a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul está tomando medidas com o intuito de preservar a população e evitar a propagação do vírus. Lembrando que no município ainda não há casos suspeitos.

Após reunião realizada com as Secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, inclusive com a participação do prefeito, Lairton Hauschild, ficou decidido que todos os eventos com aglomeração de público que seriam realizados pelo município ficam cancelados.

 

Saúde

Na área da Saúde, que tem a frente a secretária, Aline Henz, ficam cancelados por tempo indeterminado os encontros de todos os Grupo: de Educação em Saúde dos ESFs; Oficinas terapêuticas; de Mulheres; e Reeducação alimentar. A Secretaria também salienta que a agendas de consultas eletivas seguem mantidas, contudo, se o paciente entender que não há necessidade momentânea de comparecer, pode ligar cancelando. Novos agendamentos – exames, consultas de rotina, revisões de saúde – é solicitado para que as pessoas aguardem para marcar. Informações sobre receitas para medicamentos de uso continuo e demais dúvidas podem ser sanadas pelos telefones: 37641309 no Posto do Centro; 37642799 na Unidade do ESF; ou 980402918 no Posto do Passo de Estrela. Outra medida adotada nas repartições da Saúde é o isolamento dos bebedouros de água.

 

Hospital

A Administração do Hospital São Gabriel Arcanjo também está tomando medidas de prevenção: as visitas ficam temporariamente suspensas; em caso de internação com acompanhante, é possível que fique uma pessoa com o internado, mas que tenha idade entre 18 e 59 anos, tendo em vista que o público idoso é mais suscetível ao Coronavírus; na Sala de Observação não será permitido o acompanhamento de paciente; ainda, pede-se que a população procure a casa de saúde apenas em caso de extrema necessidade a fim de evitar contato com pessoas doentes e acamadas, pois pessoas com a imunidade baixa também estão mais suscetíveis e tendem a ter os sintomas agravados.

 

Educação

Conforme a Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, haverá mais atenção às rotinas escolares: Os bebedouros serão desativados, cada aluno deverá trazer sua garrafinha com água de casa. Para as crianças de turno integral são duas garrafinhas, tendo que professores orientar para que os alunos não as compartilharem; Janelas e portas das salas de aula serão mantidas abertas; professores e funcionários orientarão os alunos sobre o tema; haverá intensificação da frequência de higienização dos ambientes, especialmente nos espaços usados pelas crianças, com manipulação de brinquedos, objetos e outros; as toalhinhas de pano serão substituídas pelas toalhinhas de papel; é solicitado que cada família ofereça um frasco de álcool gel para seu(s) filho(s) leve(em) na mochila. Lembrando que a Prefeitura tem realizado buscas para a aquisição de álcool gel para que sejam distribuídos nas escolas porém, o produto, em grande quantidade, não está disponível; os alunos serão orientados a não compartilharem seus materiais; o aluno que tiver opção de não utilizar o transporte escolar, deve evitá-lo, tendo em vista que o ônibus é um local fechado de grande circulação, onde todos ficam muito próximos. Os professores também orientarão na higienização das mãos, no momento do desembarque; os estudantes gripados devem permanecer em casa.

“Salientamos que neste momento é necessário que se crie atitudes, comportamentos e habilidades que se referem a saúde e a convivência humana. Necessitamos nos fortalecer com informações confiáveis sem disseminar alarmes”, destaca a secretária Anelise Assmann.

 

Assistência Social

A Secretaria da Assistência Social e Habitação, coordenada por Ubirajara da Silva Marques, também pede que as pessoas procurem a repartição apenas em caso de urgência. Quanto ao Projeto Saber Viver, o mesmo seguirá as orientações conforme a Secretaria da Educação.

O grupo dos beneficiários do bolsa família desta semana está cancelado, assim como o grupo de adolescentes, que é semanal e também está suspenso por tempo indeterminado.

Já o Departamento do Idoso informa que os bailes dos grupos de terceira idade também ficam cancelados, inclusive, o que seria realizado no próximo sábado, dia 21, em Linha Sítio. No total são 13 grupos da terceira idade que cancelaram seus eventos.

 

Modo de transmissão

 

De pessoa para pessoa através de tosse, espirro, fala próxima, secreções, contato físico como apertos de mãos e abraços. (semelhante a outras infecções respiratórias).

 

O que fazer para prevenir o contágio

 

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

– Evite aglomerações se estiver doente;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Não compartilhe objetos pessoais (copos, talheres, toalhas, chimarrão e outros).

 

 

Foto: AI/Divulgação
Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul