Geral Lajeado

Corpo de Bombeiros de Lajeado inicia mudança para novo quartel

Ano novo, casa nova. Na manhã desta quarta-feira, 08/01, o Corpo de Bombeiros de Lajeado iniciou sua mudança para o seu novo quartel, localizado na Rua Nicolau Junges, no bairro Montanha, próximo à atual sede da corporação. A inauguração oficial está prevista para ocorrer em fevereiro, em data a ser definida.

Moderno e amplo, o novo prédio abriga o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, que atende 25 municípios da região. Construído com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que destinou cerca de R$ 1,3 milhão ao prédio, o quartel conta com área total de 1.036 m², divididos em sala de operações, sala de atendimento, local de espera, sala de análise de projetos, administrativo, arquivo, alojamento feminino e masculino, sala de reuniões, apartamento, auditório para 70 pessoas, cozinha/refeitório, copa, academia, sala de estar, garagem de caminhões e veículos.

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Valdinei Rosa, a expectativa é que a mudança seja concluída até sexta-feira, 10/01, quando a equipe passará a atuar no local. Em razão disso, o serviço de protocolo de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCIs) estão momentaneamente interrompidos nesta quarta e quinta-feira, 08 e 09/01, mas sem prejuízo na área operacional.

O local, que foi escolhido pela corporação, garante o fácil acesso à BR-386 e à ERS-130. Segundo o comandante, o novo quartel atenderá as necessidades físicas da corporação no que se refere ao acondicionamento de materiais, equipamentos e viaturas, além de espaços destinados a treinamento físico, aprimoramento técnico e palestras, ao setor administrativo e de prevenção, onde as instalações foram projetadas de modo a atender a demanda da área de atuação da corporação.

“A estrutura física atual já não comportava mais o número de viaturas que temos. Esta obra representa uma luta de 15 anos para ter uma sede própria adequada às nossas necessidades, e para isso contamos com inúmeros parceiros”, ressaltou Rosa.

O terreno onde está localizado o prédio é uma área de propriedade do município, cujo direito de uso foi concedido ao Corpo de Bombeiros de Lajeado por meio da Lei 10.339, de 06 de janeiro de 2017. A Prefeitura foi responsável pela preparação do terreno, elaboração do projeto arquitetônico e hidráulico, realizado pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan), e pela licitação da construção, conduzida pela equipe de Compras do município. Além disso, a fiscalização da obra foi feita pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Já os projetos complementares foram realizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Lajeado (CREA), por meio da empresa Privilège Engenharia e Construções e Lohmann Engenharia.

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado