Serviços Bom Retiro do Sul

Corsan apresenta à Administração Municipal plano de aumento de captação e reservação de água

Jean Bordin apresenta as melhorias que serão feitas pela Corsan

Uma reunião entre a Administração Municipal de Bom Retiro do Sul e a Corsan, junto com um grupo de moradores, na tarde da quinta-feira, 16 de janeiro, tratou dos problemas de abastecimento de água no município, que se acentuaram no final do ano, afetando vários consumidores.

Participou da reunião na prefeitura o Prefeito Edmilson Busatto; o Secretário Municipal de Obras, Clóvis Pereira dos Santos; o Chefe de Gabinete, Leonardo Martins; o Diretor Comercial da Corsan, Jean Carlo Flores Bordin; a Gerente Regional da Corsan, Silvani Inês Scheid; o Superintendente de Manutenção da Corsan, Alberto Amaral, e representantes da comunidade.

O prefeito Edmilson e os moradores apresentaram aos representantes da Corsan os problemas enfrentados por diversos consumidores com a falta de abastecimento em vários bairros da cidade, especialmente nos bairros da parte alta, que se acentuaram a partir do dia 19 e dezembro, estendendo-se por cerca de vinte dias.

Ao prefeito Edmilson e aos moradores, a Corsan apresentou um cronograma de melhorias, que terão início nos próximos dias. “Temos ciência das deficiências do abastecimento em Bom Retiro do Sul. Por esta razão e pelo agravamento ocorrido no período citado, vamos aumentar a captação de água no rio com a instalação de bombas de maior capacidade de produção, instalar novas bombas de recalques e instalar, em até três meses, dois novos reservatórios de 100 m³ cada, nos pontos de maior necessidade”, informou Jean Bordin.

Nos próximos dias uma equipe da Corsan estará no município avaliando os locais prioritários para que os novos reservatórios sejam instalados. “Temos os recursos disponíveis e a autorização para executar as melhorias. Parte dos materiais necessários já temos e vamos adquirir os demais, para que possamos iniciar logo a construção das bases para instalação dos reservatórios e instalar as novas bombas”, acrescentou Jean.

Conforme Alberto Amaral, hoje o sistema de abastecimento da empresa opera no limite em Bom Retiro do Sul, onde são captados, tratados e distribuídos cerca de 40 litros por segundo de água. Com as novas bombas em funcionamento e maior capacidade de reservação, a previsão é que sejam distribuídos cerca de 55 litros de água por segundo para todo o município. Para médio e longo prazo, a Corsan prevê a instalação de mais dois reservatórios de 100 m³, o que deverá minimizar e solucionar os problemas de reservação e abastecimento.

Com as propostas apresentadas e o compromisso da Corsan em dar início imediato às obras, Edmilson agradeceu ao grupo de moradores pela mobilização e também a todos os representantes da Corsan, que estão tratando das demandas apresentadas pelo município.

“Estamos desde o início de nossa gestão tratando com a Corsan as melhorias necessárias em todo o processo de abastecimento de água e colocando a estrutura da prefeitura à disposição para as melhorias necessárias. Com o entendimento da necessidade, a empresa já vinha realizando melhorias, como a instalação do reservatório no São João no ano passado e de mais bombas de recalque. Agora, com as novas medidas que foram apresentadas, temos a convicção que todos estes problemas serão resolvidos. Agradeço ao empenho de todos por estarem atentos às necessidades de nossa comunidade e oferecerem as melhorias necessárias para que o abastecimento de água opere sempre dentro da normalidade, sem prejuízo aos consumidores”, encerrou Edmilson.

 

 

 

Fernando Dias – Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul/RS