Saúde Destaques Estrela

Covid-19: Estrela segue agenda da imunização

Município, que já atingiu 50% do público-alvo com a primeira dose (D1), dá maior atenção esta semana à aplicação complementar (D2)

O Governo de Estrela dá prosseguimento, esta semana, ao seu plano de imunização contra a Covid-19. O município, que já alcançou a marca estimada de 50% do público-alvo (pessoas acima dos 18 anos) com a primeira dose (D1), realiza etapas em todos os dias da semana, e dá agora uma atenção maior também para a aplicação da aplicação complementar (D2).

Ao todo, Estrela já imunizou 13.687 cidadãos com a D1 e 5.556 estrelenses com a segunda dose (D2). É o suficiente para o município superar a marca estimada de 50% do público-alvo (pessoas acima dos 18 anos) com a aplicação inicial (D1). A Secretaria Municipal de Saúde detalha que este dado somente não é oficial ainda diante do Painel de Monitoramento da Imunização Covid-19 porque não foram lançados no sistema todos os números já realizados. “São mais de 1.4 mil vacinas já aplicadas que ainda não foram cadastradas no sistema, já que isso exige um tempo ao qual estamos dedicando preferencialmente à parte prática da imunização, que é a realização de etapas de vacinação diárias”, explica a enfermeira-chefe Ana Carolina Pádua Lopes. “Sendo que em alguns dias, como foi o caso desta terça-feira, por várias vezes tentamos lançar os dados, mas o sistema estava fora do ar.”

Próximas etapas

Nesta quinta-feira (24) será realizada, no Parque Princesa do Vale, a D2 para pessoas com 65 anos ou mais que, há três meses, receberam a D1 da AstraZeneca. São esperadas 310 pessoas, que terão das 8h às 12h para buscar o complemento. É necessário estar com máscara e levar a carteira de vacinação dada na ocasião da aplicação inicial. Esta etapa, assim como as demais agendadas, ocorrem a partir de doses já reservadas.

Na sexta-feira (25) ocorrerá mais uma D2 da CoronaVac para pessoas agendadas no Posto Central, no Bairro Oriental. No sábado (26), sim, uma novidade: a vacinação de industriários, mas conforme agendamento direto com as fábricas e indústrias, e igualmente no Posto Central. Uma nova etapa D1 para o público em geral – no momento pessoas acima dos 45 anos – e grupos prioritários deve ser realizada na próxima semana. A secretaria depende do envio de novo lote de vacinas para confirmar a data.

Realizadas

Nesta quarta-feira (23) foi realizada a D1 para gestantes (é necessário sempre levar a carteira de gestante) e lactantes com bebês de até 6 meses (levar a certidão do bebê). Estas etapas são realizadas uma ou duas vezes por semana, de acordo com a procura e o agendamento. A intenção dessa união de datas/grupos é evitar o desperdício de frascos de vacinação – que permitem a aplicação de mais vacinas – com apenas algum caso isolado. Na terça-feira (22) também foi realizada a aplicação da D2 da CoronaVac, conforme agendamento. Este é realizado via Whats (99127-9045).