Social Geral Lajeado

CRAS do bairro Planalto comemora 5 anos

O quinto aniversário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Espaço de Todos nós foi comemorado na tarde desta quinta-feira, 14/11, no bairro Planalto. O ambiente foi especialmente decorado e contou com uma programação especial, sendo que a comemoração reuniu servidores, famílias em acompanhamento e a comunidade. O CRAS é um órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS) da Prefeitura de Lajeado.

Simples mas repleto de significado, o aniversário do CRAS foi comemorado com lanches e apresentações. A programação iniciou com apresentação e atividades de integração propostas pelos adolescentes participantes da Oficina de Música do CRAS – Espaço de Cidadania, do bairro Centro, acompanhados pelo professor Glauco Rodrigues.

A coordenadora do CRAS, Kelly Silveira, comemorou. “Participei de todo o planejamento e processo de implantação do CRAS e respondo por sua coordenação há 5 anos. É uma satisfação muito grande ver o serviço se tornando mais conhecido e reconhecido a cada dia que passa”, relatou Kelly.

Ainda, anunciou que o CRAS terá um novo endereço em 2020. “No próximo ano, o CRAS será realocado para um prédio próprio que será devidamente reformado para receber o serviço no bairro Santo André. É uma grande conquista para a população, tendo em vista que no novo espaço físico será possível constituir uma equipe de profissionais maior e ampliar a oferta de atendimentos e atividades para a população”, explicou.

Mãe e filha, Maria Terezinha dos Santos Nunes, 81 anos, e Clarice de Moraes, 58 anos, participam juntas das atividades do CRAS. “Comecei a participar no ano passado e trouxe minha mãe comigo. Aqui é só alegria, diversão e temos muitas atividades, passeios e até festas como essa”, disse Clarice.

“Comecei a frequentar o CRAS há anos, e neste tempo já fiz vários trabalhos, como pintura. É um momento de lazer, de descontrair, de ver pessoas diferentes e de fazer novas amizades. Quando não venho para o CRAS, eu sinto falta porque eu gosto. Tomara que venham mais 5 anos pela frente”, contou Ruth Real, 64 anos, moradora do bairro Planalto.

Saiba mais sobre o CRAS – Espaço de Todos nós

Implantado em 2014, o CRAS tem como objetivo facilitar o acesso da população residente nos bairros Santo André, Campestre, Olarias, Planalto, Igrejinha, Centenário e Imigrante ao Serviço de Proteção Social Básica. O sistema tem por objetivo de garantir direitos, prevenir situações de violações e rompimentos de vínculos. Esse Centro é referência para atendimento de 2,5 mil famílias e oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) por meio de atendimentos individuais para orientações, encaminhamentos e acesso a benefícios. No local, também são realizadas entrevistas de inscrição do Cadastro Único e atende grupos de adolescentes, idosos e famílias. Também desenvolve oficinas e atividades comunitárias.

Endereço: Rua Miguel Paulus, 802- Bairro Planalto

Telefone: (51) 3982-1133

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 8h às 11h45, e das 13h30 às 16h15, e na sexta-feira das 8h às 12h.

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado