Rural - Agricultura Bom Retiro do Sul

CRAS e Emater realizam oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais

Grupo participante das oficinas

Integrando a programação da Semana do Alimento Orgânico, nos dias 28 e 31 de maio, foram realizadas oficinas sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) em Bom Retiro do Sul. As atividades foram no CTG Querência da Amizade, em uma parceria entre Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O objetivo das oficinas propôs a valorização da sociobiodiversidade da região, reconhecendo e utilizando plantas alimentícias não convencionais. De acordo com Letícia Mairesse, extencionista Rural Social da Emater de Bom Retiro do Sul, as participantes puderam observar as plantas, resgatando algumas que já utilizavam e conhecendo outras que podem ser incorporadas a alimentação.

Após a explanação sobre as PANCS, as participantes que frequentam as oficinas do CRAS, ligadas ao serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), juntamente com os técnicos presentes, prepararam os pratos as bases destas plantas como frango com ora-pro-nóbis, folhas de peixinho empanadas, nhoque de batata cará, molho pesto com ora-pro-nóbis, pasta de inhame ou batata cará, farofa de couve com picão e serralha, panqueca de espinafre com flores e suco verde PANC.

 

Saiba mais

A campanha “Produto Orgânico – melhor para a vida”, em sua 15ª edição, pretende consolidar sua característica como campanha permanente, reforçando o desenvolvimento de atividades e divulgação ao longo de todo o ano, assim como a integração com diversos eventos e outras campanhas correlacionadas com a temática da produção orgânica, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da agrobiodiversidade, entre outros.

Os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. Princípios esses que buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.

Realizada nacionalmente, desde 2005, a campanha vem promovendo diversos eventos como seminários, palestras, exposição e degustação de produtos, panfletagem, divulgação em mídia impressa e audiovisual, rodas de conversas, eventos culturais e educativos, visitas de campo, dentre outros.

A Campanha tem início na última semana de maio de 2019 e se estende até maio de 2020, com eventos e atividades em praticamente todas as unidades da federação.

 

Faça você também

Confira duas das receitas preparadas pelos grupos nas oficinas:

FAROFA DE COUVE 

Ingredientes:                                  

3 folhas médias  de couve  picada

1 maço de outras folhas, pode ser picão, serralha, ora-pro-nobis, beldroega…)

2 dentes alho

1 cebola  picada

2 xícara (chá)farinha de mandioca

2 colheres óleo de soja(ou azeite de oliva)

2 ovos cozidos  (opcional)

Sal à gosto

 

Modo de Preparo

Lave a couve e as demais folhas e deixe escorrer

Coloque o óleo de soja em uma frigideira

Refogue o alho e a cebola, acrescente as folhas e refogue

Em outra frigideira coloque a farinha de mandioca para torrar.

Desligue o fogo, misture a farinha e os ovos picados. Sirva em seguida.

 

 

NHOQUE DE BATATA CARÁ 

Ingredientes:

1/2 kg de cará

2 ovos

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

1/2 xícara (chá) de amido de milho

farinha de trigo para dar o ponto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Queijo parmesão ralado e folhas de manjericão fresco a gosto para polvilhar

 

Modo de preparo:

Lave bem o cará e cozinhe com casca em água fervente com sal por 20 minutos ou até amaciar. Escorra, retire a casca e amasse ainda quente. Adicione o ovo, sal, pimenta, noz-moscada, o queijo e misture. Acrescente o amido de milho e a farinha aos poucos, amassando com as mãos até obter ponto de enrolar. Faça tiras com a massa sobre uma superfície polvilhada e corte os nhoques com 2cm de largura. Cozinhe aos poucos em água fervente com sal até subirem na superfície. Retire com uma escumadeira. Coloque o nhoque em um refratário, polvilhe com queijo parmesão ralado e o molho de sua preferência.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias