Saúde RSS Colinas

Cras inicia campanha para arrecadar garrafas pet

Crianças e adolescentes pintam os pneus para os canteiros suspensos (Foto: Divulgação)
Crianças e adolescentes pintam os pneus para os canteiros suspensos (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de construir uma horta comunitária e sustentável, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com a Emater-RS/Ascar, deu início a uma campanha para arrecadar garrafas pet. O espaço será elaborado e mantido pelos 11 grupos beneficiados, totalizando mais de 100 pessoas atendidas, entre crianças, adolescentes, mulheres e idosas.

A preparação do espaço ocorre desde o início do mês. As mulheres participaram de encontros com a técnica em agropecuária e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Lídia Müller Dhein, que orientou sobre composteira, cultivo e plantio de verduras, legumes, chás e temperos. Já as crianças e adolescentes aproveitaram as oficinas para realizar a pintura dos pneus a serem utilizados nos canteiros suspensos.

“São vários os benefícios de uma horta, que vão desde a oportunidade de incluir um cardápio mais saudável, com alimentos orgânicos para toda a família, até as vantagens terapêuticas envolvidas no cuidado e no cultivo. Queremos mostrar que, na verdade, as pessoas não precisam de muito espaço ou de muitos recursos para construir uma horta de forma saudável para o meio ambiente, reaproveitando materiais que antes seriam jogados no lixo. A intenção é capacitar os usuários para que eles possam construir não só a sua própria horta em casa, como também uma horta comunitária no CRAS, incentivando o vínculo entre os grupos e a ainda a possível geração de renda”, ressalta a assistente social Carine Bagestan,

Interessados em auxiliar o projeto podem doar garrafas pets diretamente no Cras. O horário de entrega é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Mais informações pelo telefone 3760-4014.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Colinas