Saúde Destaques Estrela

Cresce número de vacinados com segunda dose em Estrela

Mais de 700 estrelenses foram vacinadas no feriado de aniversário, outras cem pessoas nesta sexta. Nova etapa ocorre neste sábado (22) e agenda prossegue na próxima semana

Seis etapas em sete dias. A programação da vacinação contra a Covid-19 segue intensa e praticamente sem pausas em Estrela. Com a chegada de novas doses da vacina CoronaVac ao Estado e a consequente distribuição ao Interior do Estado, Estrela pôde dar sequência ao seu plano de imunização. Etapas foram realizadas nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21) e outra já está programada para este sábado (22). O início da próxima semana também tem sessões agendadas, que como de costume ocorrem em seu tradicional formato, local e horário: drive thru, no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h. Até então, são 8.641 estrelenses vacinados com a primeira dose (D1) e 5.025 com a dose dois (D2).

A quinta-feira (20) de feriado municipal em Estrela, em razão das comemorações dos 145 anos de emancipação política de Estrela, também foi reservada à aplicação da D2 da CoronaVac a pessoas que estavam em atraso em razão da falta de doses. Entre essas aquelas que receberam a primeira dose antes de 21 de abril. Ao todo, 702 pessoas foram ao Parque Princesa do Vale receber a complementação. A este específico público, outra etapa está pré-agendada para a próxima sexta-feira (28), então para todos que estão com a segunda dose da CoronaVac em atraso.

Três meses

Nesta sexta (21) foi dada sequência à aplicação da D2, mas então para quem recebeu a vacina da AstraZeneca, passados os 90 dias do prazo exigido. O público-alvo foram os idosos com 80 anos ou mais. Cem pessoas foram imunizadas ao todo.

Neste sábado (22), segunda (24) e terça-feira (25) a D2 da AstraZeneca será para quem tem 78 anos ou mais. Nesse sentido, a equipe da Saúde faz uma ressalva para que os cidadãos respeitem a data que consta na carteira cedida na ocasião da realização da D1, há três meses.

Primeira dose

Na quarta-feira (26) será retomada a aplicação da D1. Esta será dedicada a pessoas com 18 anos ou mais que tenham Síndrome de Down; esteja vivendo com HIV/Aids; tenham comorbidades ou deficiência permanente. Entre as exigências está a de apresentar receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia); comprovante de residência; documento de identidade com CPF. As pessoas com deficiência permanente estão condicionadas à apresentação de comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pessoas com mais de 60 anos de idade, independente de terem ou não comorbidades, que ainda não realizaram a primeira dose, podem comparecer sempre.

Quem for a pé ao Parque deve chegar a partir das 9h e manter o distanciamento na fila. A todos é exigido que utilizem máscaras e levem documento oficial com foto e a carteira de vacinação entregue na ocasião da aplicação da primeira dose (D1). A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua ocorrendo no local com os voluntários do Lions de Estrela, que desde o início da campanha têm colaborado para o sucesso da vacinação em Estrela, que possui um dos melhores índices do Estado.