Social RS RSS Destaques Estrela

Criança Dália entrega mais de R$ 6 mil em materiais a programas sociais desenvolvidos em Estrela

Festa garantida com entrega de materiais que auxiliarão no trabalho com as famílias de Estrela (Foto: Carina Marques)

Pais com seus filhos no colo lotaram o Salão de Atos da prefeitura de Estrela, nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, onde foi realizada a entrega de materiais adquiridos com recursos do Programa Criança Dália, da cooperativa Dália Alimentos, de Encantado. No total foram investidos R$ 6,2 mil na aquisição de livros e brinquedos infantis, tintas, pinceis, cola, TNT, EVA, fitas coloridas, tesouras, caixas de lápis de cor, canetinhas e canetões, além de caixas organizadoras, uma caixa de som e armários para a sala de recurso.

Todo material será destinado aos programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor, implantados no município pelo Poder Público em maio deste ano. Ambas iniciativas atendem a gestantes, crianças com até 3 anos de famílias que recebem o Bolsa Família e também crianças até 6 anos que ganham o Benefício de Prestação Continuada.

A entrega foi realizada em clima de festa pelos envolvidos, da qual participou o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, o vice-presidente e conselheiro da região de Encantado – da qual Estrela faz parte – Pasqual Bertoldi e pelo representante do quadro social e estrelense, Luiz Henrique Kaplan.

Pelo município esteve presente os titulares das pastas de Saúde, Elmar Schneider e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves. O vereador Élio Jair Kunzler representou o Poder Legislativo, a assistente social e na condição de supervisora dos programas, Elisângela Beatris Becker, além de voluntárias e de famílias atendidas e beneficiadas pelos programas.

Schneider endossou que saúde e educação só se fazem com parcerias e que a parceria da Dália, na doação de recursos para a aquisição de materiais, enriquece ainda mais o trabalho desenvolvido junto às comunidades que mais necessitam. “O Brasil que queremos é um país onde isso que aconteceu hoje seja colocado em prática todos os dias, ou seja, de gente do bem recebendo o apoio de empresas do bem, assim como faz a Dália Alimentos”. Alves disse que o futuro se constrói no presente e que o município de Estrela só tem a agradecer a Dália, através do Programa Criança Dália, pela parceria e esforço.

Pela Dália, o vice-presidente e conselheiro Pasqual Bertoldi, foi clichê e disse que as crianças são o futuro a nação. “São o nosso amanhã e o Programa Criança Dália é uma forma de colaborar para que este amanhã seja cada vez mais promissor e com adultos de boa índole e bom coração”.

O presidente do Conselho, Gilberto Antônio Piccinini, fez alusão ao propósito dos programas desenvolvidos pelo município e disse que o Criança Dália se orgulha em poder contribuir com iniciativas que venham a despertar o caráter social e colaborativo nas pessoas. “Trabalhar com criança é algo indescritível. Poder colaborar e ajudar de alguma forma é motivo de orgulho para os associados e os funcionários da cooperativa, que colaboram para que recursos sejam empregados em iniciativas que beneficiem crianças como essa praticada por vocês aqui no município de Estrela”.

Saiba mais:

As atividades dos programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor iniciaram com a capacitação da equipe e, na sequência, atividades com as famílias. Estrela possui 450 famílias que recebem o Bolsa Família e 190 indivíduos se enquadram no público atendido pelos programas.

O principal objetivo de ambos os programas é orientar as famílias para que promovam o desenvolvimento integral das crianças, visando o fortalecimento de vínculos para que, futuramente, sejam adultos confiantes, seguros e com acesso a condições melhores de vida, seja na educação, nas relações sociais e no trabalho.

As atividades ocorrem através de visitas semanais e domiciliares às famílias beneficiadas, oportunidade que os visitadores estimulam o desenvolvimento com atividades lúdicas e brincadeiras. “Com este trabalho é possível identificar situações de vulnerabilidade, no qual focamos a prevenção de futuros problemas. Quando não é mais possível prevenir, encaminhamos para a rede social e assistencial do município”, complementa a supervisora dos programas, Elisângela Beatris Becker.

O município conta com uma equipe constituída por sete visitadoras, uma supervisora e tem o apoio do Grupo de Trabalho Municipal, composto por um integrante de cada pasta da pasta de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

Texto: Ascom Dália Alimentos