Cultura Educação Lajeado

Crianças assistem peça teatral no Jardim Botânico de Lajeado

Em meio à natureza, centenas de crianças de escolas da rede municipal, privada e estadual de Lajeado prestigiaram nesta terça-feira, 1º/10, o teatro de fantoches “Um dia no Jardim Botânico”, no Jardim Botânico de Lajeado. A atividade, realizada pelo Centro de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), encerrou as comemorações do aniversário do Jardim, que completou 24 anos no dia 18/09.

Nesta terça-feira, foram duas apresentações que reuniram mais de 400 crianças. O teatro, que foi escrito pela bióloga que atua no JBL, Edith Ester Zago de Mello, apresentou às crianças, de forma lúdica e atrativa, os personagens que vivem no Jardim Botânico, como os animais e os próprios funcionários que ajudam a preservar o local. Além disso, a peça explica que o local é uma área de preservação ambiental e também fala sobre o Horto Florestal, onde são produzidas as plantas, na peça denominado como “berçário das plantas”.

“A ideia era contar um pouco sobre os animais que vivem no JBL e acontecimentos do dia a dia, como a produção de mudas. Os personagens foram inspirados no dia a dia, como os patos que estão sempre por aqui e o cachorro-do-mato, que sempre é avistado pela manhã. Buscamos também desmistificar alguns conhecimentos errôneos muito comuns na população, como o fato de acharem que gambá é rato, de um forma divertida e lúdica, explicou Edith.

“Eu gostei e achei muito legal. O personagem que eu mais gostei foi a tartaruga”, disse a pequena Isabeli Borghetti, de 4 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena.

Após as apresentações, os alunos permaneceram no local e aproveitaram o dia de sol com piquenique.

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado