Meio Ambiente Educação Lajeado

Crianças de escola municipal de Lajeado realizam parada de conscientização para arrecadação de fundos

Na tarde de segunda-feira, 30/09, as crianças da turma D/E da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Risque Rabisque realizaram a “Parada de Conscientização: Troque sua moedinha por uma plantinha”, na rua Dr. Parobé, no bairro Centro. Os alunos arrecadaram mais de R$70 com a ação, que contou com o auxílio do Departamento de Trânsito.

A “Parada de Conscientização: Troque sua moedinha por uma plantinha”, teve como objetivo arrecadar fundos de quem transitava pelo local para adquirir uma muda de árvore que será plantada no pátio da escola, e consequentemente, finalizar o projeto maior da turma denominado “Árvore: de uma pequena semente nasce um grande presente”.

Durante a tarde, os alunos trocaram 20 mudas de Cedro e arrecadaram da comunidade mais de R$70.

“No início, reparei que os motoristas, ao serem parados pelos agentes de trânsito, ficavam bem nervosos. Mas ao verem as crianças com as mudas nas mãos, abriam um sorriso que nos acolhia. Todos foram atenciosos, educados e muito receptivos conosco”, ressaltou a professora Ana Cristina Kich.

Um dos motoristas que contribuiu na ação foi Rubi Sulzbach, 65 anos. “Quando vi os agentes de trânsito achei que fosse uma fiscalização. As moedinhas que troquei pela muda não vão me fazer falta e, assim, vou ajudar as crianças. Se todo mundo colaborasse, daria uma soma maior”, disse Sulzbach.

Saiba mais sobre o projeto “Árvore: de uma pequena semente nasce um grande presente”

Esse projeto está vinculado ao Programa “A União faz a Vida“ do Sicredi, que tem como objetivo construir atitudes e valores de cooperação e cidadania.

O projeto da turma iniciou em maio com uma formação ministrada pela Univates voltada para professores sobre metodologias de projetos.

Já o tema “Árvore” surgiu a partir de uma ação investigativa no entorno da EMEI. “Quando nos inscrevemos no Programa pensamos em trabalhar o entorno da escola. A pergunta exploratória para os alunos foi ”O que cresce aqui?”, então eles observaram e todas as respostas estavam ligadas a um único tema, as árvores”, explicou a professora Ana.

Desde então, as crianças passaram a estudar e pesquisar sobre árvores. Partes das árvores, processo de fotossíntese, produção de alimento, animais que vivem em árvores, diferença entre perenes e caducas, importância das árvores para a sobrevivência humana, características, entre outros assuntos foram abordados com as crianças. Além disso, para observarem a diversidade de espécies, os alunos visitaram o Parque Witeck, localizado em Novo Cabrais, onde há mais de duas mil espécies distintas.

O projeto também envolveu as famílias das crianças e todos os alunos da Escola por meio de pesquisas e apresentações musicais.

Em julho, os pequenos plantaram sementes de Cedro, cuja árvore conheceram durante a ação investigativa no início do projeto. “Estas sementes, após muito cuidado e amor dedicados a elas, brotaram e viraram mudinhas que replantamos em saquinhos com ajuda dos alunos para realizar a parada de conscientização”, contou a diretora da EMEI, Elenise Hansen.

“Eu consegui adquirir novos conhecimentos, tanto com os alunos quanto com a professora Ana. Descobri como abordar novos assuntos de uma forma simples e clara, mesmo sendo um conteúdo complexo”, relatou a estagiária Ketllyn Pabliane Fischer Ody, que também está envolvida no projeto.

Para a professora Ana, o projeto também contribuiu na sua formação pessoal e profissional. “Esse projeto foi riquíssimo. Como a curiosidade e interesse dos alunos eram grandes eu tive que pesquisar muito para ajudá-los a encontrar suas respostas. Este projeto deixará marcas especiais nesses alunos, que estiveram muito envolvidos e em mim também”, concluiu Ana.

 

 

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado