Cultura RS Educação RSS Destaques Lajeado

Crianças de escolas do município participam de atividades gauchescas em rodeio no Parque de Eventos

Entre os objetivos do encontro está aproximar os alunos da história do Rio Grande do Sul (Foto: Pietra Darde)

Mais de 200 crianças das escolas de Ensino Fundamental participaram, na última sexta-feira (03), de atividades relacionadas à cultura gaúcha. As atividades faziam parte das atrações do 2º Rodeio do Piquete Morro Santo Lajeado, evento que conta com o apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Secretaria de Educação (SED) e Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP).

Pela manhã, os jovens assistiram à peça teatral “Sepé Tiaraju”, do Grupo Teatro Luz & Cena, que trata do tradicionalismo gaúcho, folclore gauchesco e do piquete, propagando a cultura do estado. O teatro, realizado pelos organizadores do evento tradicionalista, aconteceu em frente ao Parque de Eventos, no Centro de Tradições Gaúchas Bento Gonçalves, que é parceiro do evento. O prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o secretário da SECEL, Carlos Rodrigo Reckziegel, e a secretaria Vera Lúcia Plein, da SED, estiveram presentes pela manhã, na abertura do evento, junto com o capataz campeiro do piquete, Daniel Becker, e a patroa do CTG Bento Gonçalves, Marilda Dolores de Oliveira.

Após a peça teatral, os alunos, acompanhados de professores e dos organizadores, puderam conhecer o local do evento e as atividades. O objetivo do encontro é aproximar os alunos da história do Rio Grande do Sul, bem como conhecer os costumes gauchescos, aprimorando os estudos sobre a cultura do Estado. Durante a tarde, mais alunos de escolas assistiram à peça.

Texto: Ascom Lajeado