Educação RSS Lajeado

CRIExp recebe o americano Justin Wilcox

Justin Wilcox vem pela primeira vez ao Brasil (Foto: Divulgação)
Justin Wilcox vem pela primeira vez ao Brasil (Foto: Divulgação)

Fundador da plataforma Customer Dev Labs/Vale do Silício e autor do guia The Focus Framework – um guia sobre a metodologia lean para desenhar processos e soluções -, Justin Wilcox vem pela primeira vez ao Brasil para palestrar no CRIExp, um dos maiores eventos de criatividade, inovação e empreendedorismo do Sul do Brasil. A programação ocorre de 6 a 8 de outubro, na Univates, em Lajeado.

No dia 7 de outubro, à noite, ele apresenta “Lições do Vale do Silício e a jornada rumo ao Customer Development Labs”, em que aborda sua trajetória como engenheiro de softwares até tornar-se fundador de uma startup e passar a ensinar a metodologia lean. Ele comenta ainda sobre como o ambiente de negócios altamente disruptivo e competitivo do Vale do Silício moldou e consolidou práticas que ajudam o sistema a se perpetuar.

No dia 8 de outubro, pela manhã, Wilcox profere a palestra “Lean by doing – Fazendo lean”, que explica como a metodologia lean impacta na produtividade e sua relação com a disrupção em negócios tradicionais em um discurso vibrante e inspirador. Segundo Wilcox, enquanto os princípios da lean startup são facilmente aceitos e entendidos na teoria, colocá-los em prática é muito difícil. “Encontrar a convergência do elo entre produto e mercado é uma tarefa extenuante porque não há conselhos práticos suficientes que digam como fazê-lo. Podemos mudar isso”, afirma ele.

Wilcox ainda ministra dois workshops: “The Focus Framework – Como encontrar a conexão entre produto e mercado”, no dia 7, à tarde, sobre como encontrar a conexão entre produto e mercado; e “Trabalhando o Customer Dev Labs na busca do market it – COMO fazer lean”, no dia 8, à tarde, em que trabalha o market fit, ou seja, a busca pelo alinhamento entre o produto e o cliente de uma startup, valendo-se da metodologia lean. Para saber mais sobre o CRIExp, inscreva-se em www.univates.br/criexp.
O CRIExp
O evento terá ainda a participação, também pela primeira vez no Brasil, de Henrik Scheel, da The Startup Experience, e de Clemente Nóbrega, Martha Gabriel, Carlos Hilsdorf, o futurista Tiago Mattos, Fábio Nunes, João Kepler e Marcos Piangers, entre outros. Também haverá eventos paralelos, como o CRIE Music Festival, o Dash Games e o Desafio Hospital Bruno Born/Sebrae. O CRIExp terá ainda show, espaço para food trucks e alojamento. O evento é voltado a todos os estudantes da Univates e de outras instituições de ensino superior, alunos da educação básica, startups, empreendedores e interessados no assunto.

Cronograma de atividades de Justin Wilcox no CRIExp
7/10 – tarde: workshop “The Focus Framework – Como encontrar a conexão entre produto e mercado”
7/10 – noite: palestra “Lições do Vale do Silício e a jornada rumo ao Customer Development Labs”
8/10 – manhã: palestra “Lean by doing – Fazendo lean”
8/10 – tarde: workshop “Trabalhando o Customer Dev Labs na busca do market fit – COMO fazer lean”

Texto: Ascom Univates