RS RSS Eventos Estrela

Cruzada a linha de chegada da XII Rústica de Inverno

Provas tiveram mais de 500 participantes (Foto: Frederico Sehn Fotografia/Smel)

A gélida manhã de domingo fez jus ao nome de um dos eventos esportivos mais aguardados de Estrela. Sem a presença da temida chuva, mas com baixa temperatura, mais de 500 pessoas de todo o Estado largaram para as provas da XII Rústica de Inverno. Atletas de ofício ou corredores por hobby, de todas as idades, participaram das caminhadas (distâncias de 3km e 5km) e corridas infantil (2km) e adulto (5km e 10km) promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

A movimentação na Rua Júlio de Castilhos em frente ao Parque Princesa do Vale, local da concentração, largadas e chegadas começou cedo, principalmente em torno do Espaço do Atleta. A área exclusiva disponibilizava uma série de serviços como massagens, testes de visão e outros. Os amigos Erick Bergmann (8 anos) e João Vitor Born (9) não demoraram a experimentar os vários sabores de cuca que estavam à disposição dos atletas e tomar um café. Frutas e água completavam o cardápio. As famílias, aproveitando da erva-mate e água quente da mateada, se acomodavam nas calçadas com cuia na mão.

Estavam inscritos oficialmente 519 atletas, sendo 224 mulheres, 295 homens, sendo que entre estes mais de 30 se inscreveram como idosos (60 anos ou mais). A corrida 5km foi a preferida, com 43% do total, seguida da corrida de 10km (23%) e a infantil (15%). Cerca de 13% optaram pelas caminhadas. Apenas entre os que indicaram sua origem, mais de 40 municípios representados. Pessoas como Sebastião (43) e Maria Juçara da Silva (56), de Caxias do Sul. O casal iria correr junto mais uma vez. “Minha primeira prova foi aqui em Estrela, há quatro anos. Gostei tanto que sempre voltei, e ela se convidou para vir junto”, diz ele, sorrindo. Ela garante. “Peguei gosto e agora participamos de provas em todo o Estado, mas aqui é nosso lugar preferido. O clima das pessoas aqui é diferente, é quente”, afirma ela.

Largadas e chegadas

Os primeiros a largar foram os jovens da categoria infantil, às 9h. Minutos depois, Bruno Gabriel Rodrigues (14) e Paola Horst (13), ambos da equipe de atletismo de Fazenda Vilanova, cruzaram a linha de chegada. Não foi a primeira vez que a conquistaram. Ao contrário de Kiara Knecht Mallmann (7), de Lajeado. Com apenas sete anos, a menina partiu para sua prova de estreia e já a venceu na categoria até 11 anos. “Gosto de correr. Sempre gostei”, diz a menina. Os pais garantem: “É pura vontade dela.”

Após aquecimento geral, ocorreu a largada conjunta (5km e 10km) da corrida adulto. Os participantes da caminhada foram no embalo. No geral, atletas que marcam presença nas principais provas do Estado e já estiveram mais vezes em Estrela, como também outros que apenas correm por prazer. Pessoas com Ruberto José Horn, de Estrela. Aos 81 anos, completou os cinco quilômetros com fôlego. “Estou correndo de novo há apenas quatro anos, atendendo um pedido de minha filha para que realizasse exercícios físicos. É a melhor coisa que fiz. Hoje não tomo remédio algum”, garante ele, que ganhou premiação ainda como a pessoa mais idosa a correr. A equipe Santiago, de Bom Retiro do Sul, levou a distinção como a mais numerosa.

Premiação

Ao todo, mais de 90 troféus e 750 medalhas. Todos os participantes receberam medalhas de participação logo após cruzarem a linha de chegada. As três categorias da prova infantil foram premiados presencialmente. Mas um problema técnico de responsabilidade da empresa terceirizada para informar o tempo e a posição final impediu a distribuição dos prêmios de campeões gerais e pelas 12 faixas etárias de ambas as distâncias e categorias, como também da categoria especial de Estrela, destinada aos corredores anfitriões.

Para o secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira, um evento que superou as expectativas, mesmo com o contratempo da cronometragem. “Nada que tire o brilho da Rústica, e esse retorno tivemos dos próprios participantes, que entenderam a situação e sabem que isso até não é incomum. Pena que aconteceu agora conosco. E só ocorre com quem busca resultados ainda mais fieis e justos, e aí a importância de se correr com os chips do kit atleta”, destaca. “Quem não puder retirar o seu prêmio aqui na Smel nós vamos enviá-lo”, garante o titular da pasta.

Foram patrocinadores da Rústica as empresas Graffiare; Florestal Alimentos; Ervateira Gaúcha da Serra e Padaria Bruxel. Apoiadores: Lenice Massagens; Off Aventura; Ótica Lauro; Alexandre Ely – Terapeuta Holístico. As imagens do evento podem ser conferidas na fanpage do profissional responsável pela cobertura do evento, no link https://www.facebook.com/FredericoSehnFotografia/. Mais informações no telefone 3981-1045.

Texto: Ascom Estrela