RSS Rural - Agricultura Cruzeiro do Sul

Cruzeirense produz 15 mil fardos de feno por ano

(Foto: Marcio Steiner)
Johner trabalha com a produção de feno desde 2009 (Foto: Marcio Steiner)

Na última semana, o vice-prefeito João Henrique Dullius e o coordenador da Secretaria da Agricultura, Gerson Kolling, foram até a localidade de Linha Primavera para acompanhar o trabalho do agricultor Felipe Johner, durante o enfardamento de feno. Lembrando que o feno é produzido mediante a desidratação que retira a água da planta, mantendo o valor nutritivo e permitindo sua armazenagem por bastante tempo sem estragar.

Conforme Kolling, o feno é um complemento alimentar de alta qualidade, principalmente na produção de leite e no desenvolvimento dos animais novos. “Outro fator interessante é a possibilidade do armazenamento do alimento. Quando as pastagens ficam escassas, principalmente nos meses de inverno, há a possibilidade de oferecer o feno para os animais, garantindo uma boa alimentação, que normalmente é associada com a silagem”, assinala.

Johner trabalha com a produção de feno desde 2009, quando fez a aquisição da máquina. O agricultor, que mantêm um rebanho de aproximadamente 130 animais em sua propriedade, produz, em média, 15 mil fardos de feno por ano, em uma área de aproximadamente 10 hectares. Ele reforça que em cada área podem ser feitos até três cortes por ano. “Da produção total, metade uso para os meus animais e o restante comercializo. Dentro desses números também está a produção que realizo de forma terceirizada, a exemplo da lavoura que estamos”, salienta.

O pasto mais utilizado para o feno é o Tifton. Contudo, o agricultor lembra que a produção fica parada entre os meses de maio e agosto. “Como é necessário um clima seco, no mínimo de três a quatro dias entre o corte e o enfardamento, nos meses de frio não é possível. O vice-prefeito parabenizou o produtor pelo trabalho, assim como aos demais, que vem investindo no setor primário, que é o principal retorno para o município.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Cruzeiro do Sul