RSS Geral Cruzeiro do Sul

Cruzeirenses já podem pagar o IPVA

Frota do município, segundo Administração, é de aproximadamente 9 mil veículos (Foto - Marcio Steiner)
Frota do município, segundo Administração, é de aproximadamente 9 mil veículos (Foto – Marcio Steiner)

Conforme a Administração de Cruzeiro do Sul, o município possui atualmente uma frota de aproximadamente 9 mil veículos. O valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) representa, segundo o secretário Leandro Johner, algo em torno de R$ 1,8 milhão, montante considerado de suma importância para os cofres públicos. Conforme divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) foi publicado no dia 9 de dezembro, no Diário Oficial do Estado, o calendário de licenciamento de veículos 2017.

A Portaria 493/2016 estabelece as datas limite para transitar com o documento de 2016. Assim como no ano passado, com a antecipação, as datas do pagamento do IPVA não coincidirão com o calendário de licenciamento do Detran/RS. O IPVA deverá ser pago por todos até abril, mas a validade do licenciamento varia conforme a placa: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4,5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0. O licenciamento do veículo é composto por três itens: IPVA, seguro obrigatório DPVAT e taxa de expedição do documento. Somente após a quitação desses três valores e de eventuais multas vencidas o veículo estará licenciado para o exercício 2017 e será emitido o novo documento de licenciamento (CRLV).

O IPVA, imposto estadual recolhido pela Secretaria da Fazenda, teve os valores divulgados no dia 6 de dezembro e está disponível para pagamento a partir desta quarta-feira, 14. A taxa de expedição do documento é recolhida pelo Detran/RS para cobrir os custos de impressão e envio do novo documento. Os valores do seguro obrigatório estarão liberados para pagamento no dia 26. A partir desta data será possível pagar todos os encargos conjuntamente.

Interessante ressaltar que os proprietários que não possuírem nenhuma irregularidade, multas, em seu veículo ou carteira de habilitação, pagando até o dia 2 de janeiro, ganham desconto que pode alcançar a casa dos 27%”, diz Johner. Os valores que compõem o licenciamento podem ser consultados no site do Detran, no link Consulta de veículos.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul