Cultura RS Encantado RSS Destaques

CTG Giuseppe Garibaldi realiza primeira etapa do projeto Dançando Nossas Origens

Invernadas Pré-Mirim, Mirim e Juvenil realizaram as apresentações (Fotos: Estúdio Prime)

Na noite da última sexta-feira (25), aconteceu, no galpão do CTG Giuseppe Garibaldi, na cidade de Encantado, a apresentação das novas indumentárias e coreografias de entradas e saídas das invernadas Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. As apresentações, que fazem parte do projeto Dançando Nossas Origens, foram prestigiadas por cerca de 600 pessoas de Encantado e Região.

Ao todo, 12 cidades do Rio Grande do Sul com diferentes públicos irão receber o projeto. Divulgar as danças tradicionalistas gaúchas e estimular crianças, adolescentes e adultos a continuar mostrando a história e a cultura do Estado, através da modalidade, também estão entre os objetivos da entidade.

Conforme o Patrão do CTG, Francis Calvi, a iniciativa também beneficiará os integrantes da entidade. “Há algum tempo nossas invernadas vêm se desenvolvendo, criando vínculos e se aproximando ainda mais de conquistas planejadas. Com todas as invernadas em exercício, buscamos incentivar que os dançarinos que ali estão sintam-se motivados por aquilo que fazem, que amem a dança”, conta.

Ao todo, 12 cidades do Rio Grande do Sul com diferentes públicos irão receber o projeto

A modalidade dança expressa sentimentos, cultura e reflexões. A invernada Pré-Mirim retrata a felicidade da criança, através de uma música relacionada ao brincar, ao imaginar como seria se a vida fosse um “balão mágico”. Já a invernada Mirim conta a história dos filhos de Giuseppe Garibaldi, quem eles eram, como surgiram. E a invernada Juvenil narra a história dos Carreteiros, da importância que tiveram para o povo gaúcho.

Calvi ressalta o quão importante é o projeto para entidade e para preservar a tradição gaúcha. “Um CTG não vive apenas de rodeios, mas sim de cultura. Nossa entidade sente o quanto é fundamental incentivar aos que estão ali dentro, buscar que eles saibam sobre a nossa história, o significado daquilo que estão representando em palco. Todo o detalhe torna-se um diferencial no momento em que um dançarino entra em palco. Por isso não vivemos apenas de rodeios, mas de diversos acontecimentos que os cercam”, diz.

A modalidade dança expressa sentimentos, cultura e reflexões

As apresentações fazem parte do projeto cultural Dançando Nossas Origens e conta com o patrocínio de Baldo SA. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal – Ordem e Progresso.

Texto: Ascom Dançando Nossas Origens