Cultura RS RSS Destaques Teutônia

CTG Porteira dos Pampas é finalista do Meu Galpão de Cara Nova

CTG Porteira dos Pampas está entre os seis finalistas do Meu Galpão de Cara Nova (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira dos Pampas, do Bairro Canabarro, está entre as seis entidades tradicionalistas finalistas do quadro Meu Galpão de Cara Nova, atração que integra o programa Galpão Crioulo, da RBS TV. Se obtiver o maior número de votos, entidade teutoniense receberá R$ 30 mil em materiais de construção para a reforma de sua sede.

A votação é através do site do programa (https://gshow.globo.com/RBS-TV-RS/Galpao-Crioulo/votacao/qual-ctg-deve-ganhar-um-vale-presente-para-transformar-o-seu-galpao-85d9736b-64f1-41de-8c45-fd073911da29.ghtml) e segue até o dia 16 de setembro. Os participantes podem votar quantas vezes quiserem. “Como a entidade escolhida será determinada através do voto popular no site do programa, precisamos de toda a ajuda popular possível. A votação pode ser feita constantemente, sem limite de votos por pessoa. O endereço de IP não será levado em conta, de forma que pessoas de todo do país e do mundo possam votar. Quando entendemos que acreditar em um sonho e lutar por ele é o grande segredo do sucesso, começa-se a dar o primeiro passo rumo à conquista do mesmo. A primeira grande batalha foi vencida, de chegar à final. Agora, é hora de contarmos com a ajuda do público”, lembra o patrão do CTG, Marcelo Müller.

A equipe do programa, acompanhada do apresentador Neto Fagundes, veio a Teutônia colher depoimentos e fazer um resgate histórico da entidade após o CTG atender os primeiros requisitos propostos, como carta que conta a necessidade da reforma e vídeos do galpão. No dia 19 de agosto, o CTG Porteira dos Pampas foi anunciado, oficialmente, como um dos finalistas do quadro.

Müller coloca que o CTG necessita de reformas, uma vez que cupins estão comprometendo o galpão. “Nossa entidade precisa urgentemente de reformas, para receber nossos visitantes com a segurança e a dignidade que eles merecem e para que possamos dar sequência ao maravilhoso trabalho que fazemos com nossas crianças, jovens e veteranos semanalmente”, salienta.

O patrão ainda ressalta o cunho social da entidade. “Com nossas invernadas, resgatamos a história do nosso estado e seus costumes, bem como ensinamos o trabalho em grupo e social, o respeito mútuo e o amor pelas nossas tradições. São ensinamentos que, com certeza, levaremos para toda a vida, passando de pais para filhos”, sublinha.

A Administração Municipal de Teutônia parabeniza o CTG Porteira dos Pampas por estar entre os finalistas. “O CTG Porteira dos Pampas, assim como as demais entidades tradicionalistas do município, são de extrema importância, por manterem vivas as tradições, a nossa origem e a nossa cultura. Agora, é hora de nos unirmos em prol desta causa tão nobre. Não é somente o CTG que sai ganhando, mas, sim, toda a comunidade”, frisa o prefeito, Jonatan Brönstrup.

Texto: Ascom Teutônia