RSS Eventos Fazenda Vilanova Destaques

CTG Pousada dos Tropeiros prepara programação intensa para a Semana Farroupilha

Chama crioula representa o espírito do gaúcho (Foto: Divulgação)
Chama crioula representa o espírito do gaúcho (Foto: Divulgação)

O CTG Pousada dos Tropeiros de Fazenda Vilanova está planejando uma intensa programação para celebrar a Semana Farroupilha e manter acessa a chama dos ideais farrapos. Almoço, gincanas, apresentações artísticas são algumas das ações que vão marcar o período.

A abertura da Semana Farroupilha ocorre no dia 13 de setembro quando será acesa a chama crioula no CTG, às 20h. Após o ato, haverá jantar de confraternização. No evento, gaudérios, prendas e a comunidade em geral vão se reunir para perpetuar os hábitos tradicionalistas que são marcantes no Estado.

No dia 15 de setembro pela manhã, o CTG será “invadido” por crianças da Escola Edgar da Rosa Cardoso que vão participar de uma gincana para as séries iniciais. A atividade será realizada com o objetivo de inserir a garotada no meio gauchesco e preservar os costumes que tanto orgulham os gaúchos.

No dia 16, é a vez da gincana com as séries finais da escola. O movimento inicia cedinho, às 7h30 da manhã no Pousada dos Tropeiros e terá a participação dos instrutores Andreas e Ana Finck. Eles vão realizar tarefas e brincadeiras que abordam os costumes e a cultura gaúcha. Será um dia inteiro de desafios para os estudantes. À noite, terá invernada artística. Às 20h ocorre a estréia do grupo de dança pré-mirim do CTG e logo após, jantar de confraternização.

O domingo será dia para saborear a típica culinária gaúcha. O CTG vai servir ao meio-dia, buffet de carreteiro. Haverá cinco tipos do produto à mesa para gaudério nenhum botar defeito. À tarde, o momento será para apreciar as apresentações artísticas.

A missa crioula não poderia ficar de fora. Ela será realizada no dia 19, às 19h30 no CTG. A patronagem espera receber um bom número de gaúchos para marcar a ocasião. Depois do rito, vai ter dança. As duas invernadas, pré-mirim e mirim se apresentarão mostrando todo o sentimento e tradição do Rio Grande do Sul. Em seguida, será servido o jantar e após, haverá o encerramento da Semana Farroupilha, quando então será apagada a chama crioula.

Texto: Ascom Fazenda Vilanova