Cultura RS RSS Westfália

CTG Querência Westfaliana promove festejos farroupilhas

Prendado da 24ª RT proferiu palestra para estudantes da EMEF Vila Schmidt (Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

Para celebrar o mês farroupilha, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência Westfaliana, de Westfália, organizou uma programação especial. As atividades envolvem escolas e a comunidade local e regional.

No sábado, dia 08 de setembro, o prendado da 24ª Região Tradicionalista (RT) esteve na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Westfália, oportunidade em que explanaram sobre a Semana Farroupilha. Já na quarta-feira, dia 12, durante todo o dia, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt conheceram detalhes sobre a dança gaúcha, indumentária e erva-mate.

Na sexta-feira, dia 14 de setembro, integrantes do CTG Querência Westfaliana partiram de Westfália em busca da Chama Crioula no CTG Recanto dos Brochiers, na cidade de Brochier.

O ponto alto das festividades alusivas ao mês farroupilha será no dia 23 de setembro (domingo), quando ocorrerá o tradicional desfile. O início será às 9 horas, com saída no Parque Municipal de Eventos, percorrendo as principais ruas do Centro. Após o desfile, haverá confraternização através de Torneio de Laço. Ao meio-dia, na sede do CTG, será servido almoço (carne de rês e porco, aipim, arroz e saladas diversas) ao valor de R$ 30,00 por pessoa.

A patroa do CTG Querência Westfaliana, Margrit Wahlbrinck Gomes, faz um convite especial à comunidade. “A programação é aberta a toda a comunidade local e regional. Esperamos a todos para prestigiarem o nosso desfile e participarem do nosso almoço”, convidou.

Texto: Ascom Westfália