RSS Rural - Agricultura Destaques Ilópolis

Curso de Boas Práticas de Fabricação de Erva-Mate e Derivados forma primeira turma

20 pessoas concluíram o curso nesta semana (Foto: Tiago Bald)
20 pessoas concluíram o curso nesta semana (Foto: Tiago Bald)

Foi em clima de celebração que foi concluída a primeira turma do Curso de Boas Práticas de Fabricação de Erva-Mate e Derivados, no Museu do Pão, na tarde de quarta-feira (14), em Ilópolis. Com a presença de autoridades e de representantes de entidades, os 20 alunos, todos integrantes de ervateiras da região, receberam o certificado do curso. A capacitação contou com carga horária de 40 horas-aula, atendendo exclusivamente as questões sanitárias, em acordo com as boas práticas de fabricação de alimentos para a indústria da erva-mate, fiscalizados pelas coordenadorias regionais de saúde pertencentes à Secretaria de Saúde do Estado.

Além de boas práticas agropecuárias e de fabricação, temas como higienização de instalações e equipamentos, potabilidade da água, processamento de erva-mate, controle de pragas e vetores, elaboração de procedimentos operacionais padrão, elaboração de manual de boas práticas e até mesmo rotulagem de alimentos e layout correto de agroindústrias foram apresentados durante os cinco dias de atividades. “A intenção foi fornecer uma qualificação completa, que envolvesse todas as etapas da cadeia produtiva”, ressaltou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, no evento, representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto.

Representante da ervateira Multisafra de Ilópolis — que produz a linha de produtos da erva-mate Safra —, o produtor Maurício Carlesso se disse satisfeito com os conteúdos apresentados durante o curso. Para Carlesso, que já encaminhou a documentação que visa a certificação de qualidade por parte da Emater/RS-Ascar, o aprendizado sempre será importante, especialmente em um mercado em constante movimento. “No nosso caso já implantamos uma série de melhorias sendo que a capacitação também representa a busca por um produto de excelência entregue ao consumidor”, analisou.

Promovido pela Emater/RS-Ascar — com o apoio do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), o curso já tem a sua segunda turma confirmada. As atividades ocorrerão nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, tendo continuidade nos dias 07, 08 e 09 do mesmo mês. Entre os instrutores estão os extensionistas da Emater/RS-Ascar Bruna Bresolin Roldan, Gaspar Antônio Scheid e Ilvandro Barreto de Melo. O certificado de participação na capacitação tem validade de quatro anos, devendo ser renovado a partir da participação em um curso de atualização, com carga horária de 16 horas-aula, a cada período.

Na ocasião da entrega dos certificados para a turma recém-formada estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o prefeito de Ilópolis, Olmir Rossi, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Clovis Alberto Roman e o presidente do Ibramate, Valdir Zonin. Para Rossi, a consolidação de um curso apenas reforça a imagem positiva do público, no que diz respeito ao setor ervateiro na região. “E o processo de qualificação de nossos produtos contribui para que essa identidade seja reforçada”, completou.

Texto: Ascom Emater