Educação RSS Lajeado

Curso Incape tem segundo módulo na APAE

A APAE Lajeado sediou o segundo módulo do curso INCAPE (Foto: Renata Leal)
A APAE Lajeado sediou o segundo módulo do curso INCAPE (Foto: Renata Leal)

Antes de retornarem para a sala de aula com os alunos, os professores e monitores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participaram na segunda (01) e na terça-feira (02) do segundo módulo do curso “Desenvolvimento Motor e suas implicações na aprendizagem” promovido pelo Instituto de Capacitação de Pedagogia e Eventos (INCAPE ). As atividades foram ministradas pela psicopedagoga Marisa Mello de Fraiburgo. A proposta de formação nas dependências da APAE convidou também representantes das APAES do 8º Conselho e dos municípios conveniados com a APAE de Lajeado.

Na segunda-feira a psicopedagoga conversou com os profissionais sobre a questão motora, a importância da motricidade, da repetição do exercício e aspectos da neurociência em contribuição com a aprendizagem. “Precisamos estar atentos à importância da alimentação, do sono e o quanto interfere no desenvolvimento da aprendizagem”. No turno da manhã a profissional trabalhou a emoção e a importância de reforçar ao aluno o quanto ele é capaz, reforçar os comportamentos positivos e acertos. “Quando estimulamos reforçamos no cérebro mecanismos de prazer, isso faz com que a pessoa tenha mais vontade de repetir e aprender.”

Também foi salientada a importância de reconhecer o medo, ansiedade e angustia. “Trabalhamos a alimentação saudável e o quando ela interfere no desenvolvimento da aprendizagem. O intestino além do cérebro é um órgão que produz serotonina que é a molécula do bem-estar. Ter uma boa noite de sono contribui muito para a memória”, diz.

Na terça-feira o curso de capacitação tratou das capacidades funcionais. Uns tem de ver, outros de ouvir e já outros de entender. Conforme Marisa é preciso aprender a produzir materiais para que os alunos tenham êxito. “Quero que esses professores e monitores percebam que todo o momento é de trabalho e tudo que fazem é importante. Se o aluno mover um músculo, deve ser estimulado”, destaca.

O INCAPE

O INCAPE possui um grupo de profissionais com experiência e formação na área de atuação, em prol da melhoria na educação e saúde. São realizados Seminários, Palestras, Cursos, Simpósios e Assessorias com o objetivo de capacitar, aprimorar e desenvolver competências profissionais e individuais. A psicopedagoga Marisa conta que após 18 anos atuando como professora, quando teve um aluno com autismo passou a observar outras teorias e práticas. Na época o assunto não era tratado com naturalidade e a professora buscou se especializar para ajudar a criança. “Pouco tempo depois passei a dar aulas também para uma criança cega e outra com paralisia cerebral”.

Marisa estudou e começou a ser reconhecida pelo seu trabalho, sendo convidada para palestrar sobre o assunto. Foi então que criou o instituto e hoje trabalha em três estados da região sul, residindo em Santa Catarina onde atua em diversas APAES e escolas regulares.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Apae