RS Educação Encantado RSS

Curso Técnico em Informática está com vagas abertas para o segundo semestre

De acordo com pesquisa, mercado de TI deve aumentar a busca por profissionais (Fotos: Divulgação)

Hoje no Brasil o mercado de Tecnologia da Informação (TI) emprega mais de 1 milhão de pessoas. A tendência é que esse número aumente, pois a tecnologia mudou a forma que nos comunicamos e a maneira como fazemos as coisas, exemplo disso, são os vários serviços realizados por aplicativos, antes feitos pessoalmente.
Foi pensando nisso que a Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP) decidiu oferecer, desde o início do ano, o Técnico em Informática. Com carga horária de 1.200 horas, sendo 20 componentes curriculares e duração mínima de dois anos e meio à quatro anos, o curso é coordenado por Eduardo Pittol, cientista da computação e desenvolvedor de web.

Conforme ele, vivemos uma nova era, onde o acesso à informação ficou fácil e imediato, mas estar em sala de aula faz a diferença. Além disso, as empresas estão sendo forçadas a entrar no mundo digital. “Ou seja, aumenta a procura por profissionais, pois a TI deixou de ser apenas uma função para realizar o conserto de computadores. O setor está super aquecido”, comenta.

A importância de buscar aperfeiçoamento já é notável para Tainara Lorenço, que movida pela curiosidade e interesse pelas tecnologias, por meio de celular e computador, deu início a formação. “Conclui o ensino médio há uns três anos. Não podia esperar, então decidi realizar o técnico visando algo que me chamasse atenção e despertasse interesse”, relata.

Conforme Tainara, as dificuldades são comuns, principalmente por estar no começo. “Percebi imediatamente que o curso vai muito além do que saber manusear um computador, porque temos em mente que é fácil e simples”, explica.

Segundo Pittol, nesse primeiro semestre do curso está sendo trabalhado o fundamento da computação. “É etapa onde ensinamos como um computador funciona e seus componentes. Também introduzimos, de maneira prática, a instalação de sistemas operacionais e programação”, conta.

Atualmente Tainara não atua na área, mas suas expectativas futuras são boas. “É um mercado em crescimento e que sofre constante mudança. Sei que ao longo do processo o conteúdo me ajudará a entender melhor tecnicamente, pois é um vasto campo. Acredito que buscar conhecimento fará a diferença ao surgirem as oportunidades”, destaca.

Tainara está no primeiro semestre do curso e já percebe a importância da formação

A escola, que tem entre os objetivos habilitar profissionais de nível técnico aptos a atuar no setor de tecnologia e informação, visa promover o contato dos alunos com empresas da região. “Estamos esperando os alunos completarem pelo menos uma das quatro qualificações que o curso oferece. Isso acontecerá dentro dos próximos dois anos. Enquanto isso vamos entendendo o mercado de tecnologia da informação regional. É importante como escola saber dessa necessidade, pois beneficiará tanto os alunos como os empreendimentos que contratam esses profissionais”.

Interessados em realizar o curso Técnico em Informática podem fazer contato através do telefone 3751-6812 ou pelo e-mail comercial@lumeonline.com.br.

Texto: Ascom LUMECEP