RS Educação Encantado RSS

Curso Técnico pode ser realizado em concomitante com o Ensino Médio

LUMECEP oferece os cursos Técnicos em Administração, Enfermagem e Informática (Foto: Divulgação)

Realizar um curso Técnico é uma alternativa interessante para quem deseja ingressar mais rápido no mercado de trabalho e conquistar uma renda maior. Muitos estudantes tem encontrado no curso técnico a qualificação antes mesmo de concluir o ensino médio.

A única exceção para realizar um curso Técnico em concomitante com o Ensino Médio é para o curso de Radiologia. Além disso, o estudante só poderá usufruir do diploma após comprovar a conclusão do Ensino Médio.

Larissa está no 2º ano do Ensino Médio e cursa o Técnico de Enfermagem desde o início de 2018 (Fotos: Arquivo Pessoal)

A jovem Larissa Calvi, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini e do curso Técnico de Enfermagem da Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP), faz parte desta realidade. Desde o início de 2018, ela divide a rotina de estudos entre as duas instituições. “Decidi fazer neste formato pela praticidade e, também, pelo conhecimento que adquiro na escola e no curso”, explica.

De acordo com Larissa, apesar de alguns momentos serem mais cansativos a experiência de estar em sala de aula neste formato já lhe traz resultados positivos. “O dobro de atividades sem dúvida exige mais, mas acredito que tendo um comprometimento e dedicação diária para ambos trará benefícios. Tenho certeza que escolhi a profissão certa, na qual me fará feliz. O esforço faz parte do processo e a recompensa vem”, destaca.

João Pedro Demiquei Gonzatti também almeja ingressar no mercado de trabalho a curto prazo, por isso optou realizar o ensino médio em paralelo ao curso Técnico em Informática. “É uma forma de eu conseguir emprego sem fazer uma faculdade. Além de ter menor duração posso ter certeza se é nesta área que eu quero seguir”, conta.
O estudante, concluinte do ensino médio, revela que no início a demanda dobrada de disciplinas foi difícil, mas no decorrer foi se adaptando a nova rotina. “Fui fazendo amigos, aprendendo coisas que eu gosto e a cada dia fico com mais vontade de ir, é uma motivação”, enaltece.

João Pedro é aluno do Téncio de Informática da LUMECEP

A aluna do curso Técnico de Administração Michelle De Mattia além de buscar conhecimento visa novas oportunidades de trabalho. Ela viu na modalidade a oportunidade de concluir o ensino médio e ingressar no curso técnico de forma mais rápida e com retorno imediato.

Para ela, estudar sempre foi prioridade e, hoje, recupera o tempo perdido. “É corrido, pois trabalho, tenho família e ainda treino na academia, mas com muito esforço sempre consigo tempo para estudar e me preparar. No passado, tive poucas chances de estar em sala de aula porque comecei a trabalhar muito cedo, mas agora tenho certeza que alcançarei meus objetivos e todo esforço vale a pena”, ressalta.

Michelli voltou a estudar e sente-se motivada pela modalidade ser prática e mais rápida

A LUMECEP oferece os cursos Técnicos em Administração, Enfermagem e Informática com duração de dois anos e meio a quatro anos, conforme o número de disciplinas realizadas pelo aluno.

As aulas da LUMECEP já iniciaram, mas interessados tem até o dia 9 de agosto para ingressar em um dos cursos oferecidos. Mais informações podem ser obtidas no site (link) ou pelo telefone (51) 3751-6812.

Saiba mais:

O Ministério da Educação (MEC) entende que o aluno que realiza a modalidade concomitante faz o ensino médio e um curso técnico de forma separada. Em alguns casos, pode ser realizado na mesma instituição de ensino desde que em turnos diferentes.

Texto: Assessoria de Imprensa LUMECEP